terça-feira, 30 de outubro de 2018

Samhain - Origens do Halloween



Samhain é o antigo festival irlandês que deu origem ao que conhecemos como Halloween nos dias de hoje.

Os celtas acreditavam que o ano foi dividido em duas partes, a metade mais clara do ano seria o verão, e a mais escura seria o inverno. O Samhain seria a divisão entre as duas metades.





Nesse tempo, é acreditado que o véu entre nosso mundo e o mundo do além, está mais fino.

No momento em que tudo teria inicio seria no dia 31 de Outubro, e dura até o Dia dos mortos, Dia de todos os santos ou Dia dos Fiéis Defuntos em 1 de Novembro.



Na noite do dia 31, quando a barreira entre os dois mundos estaria aberta, os mortos e criaturas do além passariam pelo portal, vagando pelo nosso mundo.

Com a névoa mágica expelida pela abertura do portal, Elfos, Duendes, Goblins, Demônios, Bruxas e outros seres viriam assustar os vivos, e os espíritos dos mortos regressariam as suas casas para visitar seus familiares e pessoas queridas. Também estavam famintos e com frio, em busca de lareiras para
se aquecer.



Com muito medo, os Celtas se fantasiavam de todos os tipos de monstros para enganar as  verdadeiras criaturas, com peles de bichos, ossos, máscaras feitas de barro ou nabos, vestes adornadas em palha e chifres, tudo isso para espantar as almas que ali estariam em busca de corpos para possuir.



Fogueiras também eram acesas na frente das casas para que os espíritos com frio não pudessem entrar e por ali ficariam para se aquecer. Elas também afastariam a má sorte e os espíritos das trevas. Na manhã seguinte, as cinzas de todas as fogueiras eram recolhidas para serem espalhadas em campos e pastos para dar sorte na colheita do próximo ano.




Alguns acreditavam que as fogueiras tinham poder mágico de revelar a identidade do primeiro marido ou mulher, era só jogar um tudo de cabelo nas brasas quentes e esperar a imagem se formar
por labaredas encantadas.



Para os mortos da família, eram feitas oferendas no dia seguinte, alimentos como pão e leite eram levados para cemitérios ou até mesmo nas janelas das casas, onde pagavam tributos com fogo para seus familiares ausentes.



Com o passar dos anos, o costume ainda é lembrado até hoje por sua tradição, mas claro que com uma maneira diferente e moderna.

O Halloween tornou-se mais popular nos Estados Unidos, onde as crianças vestem fantasias para pedir doces na vizinhança, o costume foi transformado com o tempo, mas não perdeu sua identidade, pelos elementos importantes que permanecem como os doces e fantasias, para ler mais sobre o moderno Halloween, clique aqui.

No Brasil o costume de homenagear os mortos é apenas celebrado no dia 2 de Novembro, onde as pessoas visitam os cemitérios, levando flores e acendendo velas para os familiares ausentes, rezando por suas almas.

Para o clima de Halloween desse ano, conheça algumas das criaturas originais celtas do Samhain, que ainda são muito temidas até hoje na Irlanda e Escócia:

Dullahan - O cavaleiro sem cabeça original

Leanan Sídhe - A fada da morte

Dearg-Due - A vampira Irlandesa

Kelpie - O cavalo da água

Sluagh - Os pecadores

Changelings - Os ladrões de crianças

Banshee - Presságio da morte



Nenhum comentário:

Postar um comentário