sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Dia de Finados



O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia das Almas, Dia dos Mortos ou comumente Dia de Finados, é o dia em que as almas das pessoas que já partiram desse mundo são lembradas, tanto com presentes como com orações.


Segundo o médium Léon Denis, a celebração tem origem celta, na temporada do Samhain, quando os espíritos dos mortos voltam a terra, na pratica antiga era derramado leite sobre os túmulos  como uma oferenda, e antes de dormir, o jantar era deixado na mesa para os mortos, com leite, pão, e bolos específicos.



No cristianismo ocidental, a data é comemorada no dia 2 de Novembro, quando as pessoas costumam acender velas para seus parentes falecidos, e fazendo orações para que suas almas fiquem bem onde estão.

A maioria das pessoas costuma acender velas para os defuntos, essa é uma prática muito antiga, pois acredita-se que as velas são muito poderosas, tendo a capacidade de chegar no outro plano espiritual, para iluminar o caminho daqueles que estão nas trevas, o que é muito perigoso pois outros tipos de almas penadas maléficas podem ser atraídas pela chama da vela.



Por esse motivo, velas não devem ser acesas para defuntos dentro de casa, a não ser que ela passe por uma purificação, ou seja, seja acesa com um copo de água ao lado.

No Dia de Finados, também não é aconselhável acender velas nos túmulos, e sim no cruzeiro do cemitério, que normalmente fica no centro do lugar, com uma cúpula, o que vai ajudar na emanação das energias para o plano acima.



Flores e oferendas podem ser colocadas nos túmulos, acompanhadas de oração. As flores são escolhidas em forma de homenagem por serem uma uma planta, um ser vivo que veio de uma semente que foi colocada na terra, e assim germinou, equivalente com o corpo humano, que estaria fazendo o papel de semente, para algumas civilizações antigas, o sepultamento seria um ritual que simbolizava esse renascimento.

A Coroa de Defuntos ou Coroa de Funeral, um adereço
muito comum usado desde tempos antigos.


Para os cristãos, o Dia de Finados é o dia em que as almas estão sendo julgadas no purgatório, e as orações desse dia, ajudariam na purificação dos espíritos e na paz eterna.



Ao sair do Cemitério no Dia de Finados, é aconselhado que se saia andando para trás no portão, para que não seja acompanhado por almas penadas que estão perambulando esquecidas por ali, pois a terra do cemitério é ''viva'', contém muitas bactérias, além de miasma (pedaços de defuntos).



Terra de cemitério é comum para uso de rituais de magia negra, geralmente para prejudicar as pessoas, então é preciso tomar bastante cuidado para que ela não fique grudada em calçados ou até mesmo roupas.

Existe uma lenda que um dia antes, no dia ou no dia posterior, costuma-se chover, e a água não seria de chuva normal, e sim as lágrimas dos espíritos com saudades e agradecidos, formando nuvens no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário