sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Leanan Sídhe - A Fada do mal



Leanan Sídhe também conhecida como a musa malvada das fadas, é uma criatura do Folclore Celta.

Em tempos antigos na Irlanda, era muito temida por ser considerada tanto um demônio, como uma musa, por ser uma fada vampira, associada com a Dearg-Due.


Leanan tem a aparência de uma linda mulher que inspirava poetas e músicos em sua arte, mas precisava cobrar um preço, um pouco da vida do artista, que logo acabaria viciado por ela, lhe dando mais e mais, até não sobrar nada.



A presença dessa fada é hipnótica, ela consegue embriagar um artista com muitas ideias, o qual não consegue ficar parado sem escrever nada no papel.

Muitas vezes depois de compartilhar sua criatividade, inteligência e magia com os homens, ela desapareceria na noite, e muitos morreriam deprimidos pela ausência da musa.



Quando encontrava seus amantes mortos, Leanan Sídhe os carregava para seu covil. Lá, ela não sugaria o seu sangue, mas o colocava em um grande caldeirão vermelho, que seria sua fonte de beleza  e inspiração artística, sempre armazenando o conhecimento de vários músicos e poetas mortos.

Sua variante gaélica se chama Leanhaun Shee, que significa Fada Amante, ela procuraria o amor dos homens humanos, se eles a recusassem, ela agiria de uma forma escrava para que eles a aceitassem, e quando aceitavam, só conseguiriam escapar das garras da fada quando arranjasse outro homem que ocupasse o seu lugar. Leanhaun Shee é a musa gaélica, pois ela dá inspiração àqueles que persegue. Os poetas gaélicos morrem jovens, pois ela está inquieta e não os deixará permanecer por muito tempo na terra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário