terça-feira, 9 de julho de 2019

Cucafera



Cucafera é uma criatura do folclore catalão, uma das bestas hediondas mais assustadoras da região espanhola.

Também conhecida como Cucafera de Tortosa, devido a sua lenda dizer que ela apareceu pela primeira vez nesta cidade.


Ela é descrita como um parente dos dragões, seu corpo é coberto por um casco de tartaruga, e sua cabeça que se estica, assemelha-se a de um dragão ou crocodilo, espumando fogo pela boca, olhos e nariz. Seus dentes fazem um som amedrontador, que assusta qualquer pessoa que os ouça.

Ela costuma perambular à noite com suas duas filhas, que são cópias da mãe, só que em tamanho menor, considerados animais mitológicos de nome 'Cuquesferes'. Diz a lenda que todos os dias, se alimentam de três crianças e treze gatos vivos.

Cucafera pode também ser relacionada com a Tarasca, outro ser mitológico de mesmo porte, muito parecido com a Cucafera mas em versão francesa.



A lenda da Cucafera

A história mais famosa sobre a Cucafera se passa em Tortosa, quando há muito tempo atrás, um príncipe resolve resgatar uma princesa que estava enfeitiçada por um bruxo, presa em uma caverna e guardada por uma besta chamada Cucafera, com a ajuda de um elfo, o príncipe descobre que para vencer o monstro, era preciso cortar suas orelhas e seu rabo. Mesmo após cortar a fera, ela não se rendeu, e os perseguiu até a cidade de Tortosa, enquanto acontecia uma procissão de Corpus Christi, ao som de flautas, clarinetes e tambores, a estranha comitiva surpreendeu tanto os habitantes da cidade que até hoje relembram o ocorrido.

Durante o feriado de Corpus Christi em Tortosa, acontecem os desfiles das Cucaferas, onde as pessoas se fantasiam de monstros com cascos enormes e cabeça de crocodilo com dentes batendo para reproduzir e recordar o acontecimento.

A Cucafera também passou a ser representado em catedrais góticas assim como em outros desfiles regionais como símbolo de heresia e idolatria a partir do século XVI.

O nome da Cuca do folclore brasileiro pode ter referências da lenda da Cucafera, trazida pelos portugueses  nos séculos passados, clique para ler sobre ela aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário