terça-feira, 9 de julho de 2019

Cucafera



Cucafera é uma criatura do folclore catalão, uma das bestas hediondas mais assustadoras da região espanhola.

Também conhecida como Cucafera de Tortosa, devido a sua lenda dizer que ela apareceu pela primeira vez nesta cidade.


Ela é descrita como um parente dos dragões, seu corpo é coberto por um casco de tartaruga, e sua cabeça que se estica, assemelha-se a de um dragão ou crocodilo, espumando fogo pela boca, olhos e nariz. Seus dentes fazem um som amedrontador, que assusta qualquer pessoa que os ouça.

Ela costuma perambular à noite com suas duas filhas, que são cópias da mãe, só que em tamanho menor, considerados animais mitológicos de nome 'Cuquesferes'. Diz a lenda que todos os dias, se alimentam de três crianças e treze gatos vivos.

Cucafera pode também ser relacionada com a Tarasca, outro ser mitológico de mesmo porte, muito parecido com a Cucafera mas em versão francesa.



A lenda da Cucafera

A história mais famosa sobre a Cucafera se passa em Tortosa, quando há muito tempo atrás, um príncipe resolve resgatar uma princesa que estava enfeitiçada por um bruxo, presa em uma caverna e guardada por uma besta chamada Cucafera, com a ajuda de um elfo, o príncipe descobre que para vencer o monstro, era preciso cortar suas orelhas e seu rabo. Mesmo após cortar a fera, ela não se rendeu, e os perseguiu até a cidade de Tortosa, enquanto acontecia uma procissão de Corpus Christi, ao som de flautas, clarinetes e tambores, a estranha comitiva surpreendeu tanto os habitantes da cidade que até hoje relembram o ocorrido.

Durante o feriado de Corpus Christi em Tortosa, acontecem os desfiles das Cucaferas, onde as pessoas se fantasiam de monstros com cascos enormes e cabeça de crocodilo com dentes batendo para reproduzir e recordar o acontecimento.

A Cucafera também passou a ser representado em catedrais góticas assim como em outros desfiles regionais como símbolo de heresia e idolatria a partir do século XVI.

O nome da Cuca do folclore brasileiro pode ter referências da lenda da Cucafera, trazida pelos portugueses  nos séculos passados, clique para ler sobre ela aqui.



Um comentário:

  1. Um testemunho incrível sobre um jogador que trouxe meu marido de volta para mim. Meu nome é May Lookman, moro no Reino Unido e sou feliz no casamento com um marido maravilhoso e atencioso, com dois filhos. Um grande problema surgiu na minha família há seis meses, entre mim e meu marido. Tão horrível que ele levou o caso ao tribunal para o divórcio. disse que nunca mais queria ficar comigo e que não me amava mais. Então ele saiu de casa e fez com que eu e meus filhos passássemos por fortes dores. Eu tentei todo o meu melhor para recuperá-lo depois de muito implorar, mas sem sucesso. e ele confirmou que havia tomado sua decisão e nunca mais queria me ver. Então, uma noite, quando eu estava voltando do trabalho, encontrei um velho amigo meu que perguntou ao meu marido. Então eu expliquei tudo para ele, então ele me disse que a única maneira de trazer meu marido de volta seria visitando um jogador de feitiços, porque funcionava para ele também. Portanto, nunca acreditei no feitiço, mas não tive escolha a não ser seguir seu conselho. Então ele me deu o endereço de e-mail do jogador de feitiço que visitou. {ogunomospellcaster@gmail.com}. Então, na manhã seguinte, enviei um e-mail para o endereço que ele me deu, e o mago me garantiu que eu traria meu marido de volta no dia seguinte. Que declaração incrível !! Nunca acreditei, então ele falou comigo e me disse tudo que eu precisava fazer. Então, na manhã seguinte, surpreendentemente, meu marido, que não tinha me ligado nos últimos seis meses, me ligou para avisar que voltaria. Então ele voltou no mesmo dia, com muito amor e alegria, e se desculpou por seu erro e pela dor que ele causou a mim e aos meus filhos. Então, daquele dia em diante, nosso relacionamento ficou mais forte do que no passado, com a ajuda de um jogador de feitiço. Portanto, aconselho a gentilmente visitar o grande Dr. Ogun Omo se você estiver em tal estado ou se tiver qualquer problema relacionado a “trazer o seu ex de volta. Então, obrigado Dr. Ogun Omo por trazer meu marido de volta e eu trouxe grande alegria para minha família novamente. {ogunomospellcaster@gmail.com}
    Ele também cura e traz o EX de volta como resultado,
    1 cura à base de ervas HIV / ADIS.
    2 Tratamento do câncer à base de plantas.
    3 Limpando a ruptura da junta.
    4 ervas de cura de herpes.
    5 cursos de arroz com gelatina.
    6 Cura fitoterápica para HPV.
    7 Cura diabetes.
    8 pegue seu ex-costas.
    9 Feitiço de gravidez.
    10 cura HTP.
    11 Curando o ar da hepatite.
    12 Cura de Covid 19 coronia vires.
    13) Tratamento da asma.

    ResponderExcluir