quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

A Porca dos Sete Leitões

A Porca dos Sete Leitões é uma criatura do folclore português. Chegou ao Brasil nos tempos coloniais. É um dos monstros mais temidos dos dias de Quaresma, principalmente nas regiões centrais e meridionais do Brasil.

Sua lenda conta que quando uma mulher interrompe sua gravidez por sete vezes propositalmente, ela é amaldiçoada e passa a se transformar numa enorme porca. Ela vem acompanhada por seus sete fetos, que se transformam em leitões, e assim perambulam nas noites de lua cheia.

É descrita como uma porca de tamanho avantajado, na época da Quaresma cria chifres como de um javali, e aparece com seus sete leitões em becos, encruzilhadas e praças de igrejas perseguindo homens casados que voltam para casa fora de hora e principalmente boêmios. 

Seu grunhido alto talvez seja sua maior habilidade de assustar, pois é considerada um monstro quase inofensivo.

Ilustração por Dudu Torres


A origem da lenda da Porca dos Sete Leitões vem de Portugal, conta-se que era uma baronesa muito rica que maltratava os escravos.

Ela teria engravidado e feito sete abortos, então foi amaldiçoada por um feiticeiro para que se transformasse numa Porca, acompanhada pelos sete leitões, e sua maldição seria desfeita até que encontrasse uma joia enterrada.



Assim ela passou o resto de sua vida farejando pelo mundo, a procura da tal joia, mas nunca encontrou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário