quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Lendas e Mitos da Quaresma


Quaresma são os 40 dias que antecedem à Páscoa, começando na quarta-feira de cinzas. Diz-se que espelha os 40 dias que Jesus jejuou no deserto, onde foi inclusive tentado pelo diabo.

Nessa época, lendas contam que com a ausência de Deus na terra, o diabo é solto para fazer o que quiser, tentando as almas dos penitentes.

Assim, os portais do inferno estão abertos, para que almas trevosas consigam passar pelas brechas e saltar para nosso mundo por 40 dias.

No Brasil, os mais antigos contam que nesse período, Lobisomens, Mulas-sem-cabeça, Sacis, Almas penadas e outros tipos de capetas estão soltos.


Podem aparecer com mais frequência durante a Quaresma. Os lobisomens por exemplo, em vez de se transformar apenas na sexta-feira de lua cheia, podem se manifestar durante toda semana, tomando outras formas como metade lobo, cachorro, bezerro e até um porco. Devem visitar sete cemitérios, sete morros, sete encruzilhadas e sete igrejas, para voltar a ter forma humana. 

Para se descobrir quem é o Lobisomem durante a quaresma, deve oferecer-lhe sal em sua forma macabra, no outro dia, em sua forma humana, ele aparecerá na sua casa para buscar o sal.


Na época da Quaresma, não deve ser mexer com nenhuma dessas criaturas, pois sua transformação pode durar para sempre, principalmente depois da sexta-feira santa, onde estão mais fortes e perigosas.

Os mais antigos tinham muitas superstições e proibições na época da Quaresma, devia se fazer jejum e penitências.

Não varriam casas, tomavam banho, jogavam cartas ou futebol, caçavam ou pescavam. 



Na semana santa e principalmente na sexta-feira, as superstições aumentavam, pois era o começo dos dias da ausência de Deus na terra, então não se devia pregar nada, pois estaria fazendo deboche de Jesus sendo pregado na cruz. Dançar nem pensar, fazia crescer chifres, rabo e cascos de bode. 

Não se podia cortar unhas e nem beber café com açúcar, e pentear os cabelos ou fazer a barba era proibido. Hábitos vaidosos alvoroçavam os bichos peçonhentos como aranhas, escorpiões e cobras.

Também deixavam as casas trancadas, não costumavam sair por medo de encontrar a Procissão das almas penadas, clique aqui para ler mais sobre ela.



Em Portugal, outra criatura que costuma aparecer na Quaresma é a Porca dos sete leitões, assim como a Mula-sem-cabeça, é uma mulher que foi amaldiçoada por abortar 7 filhos.

O perigo da Quaresma seria mais perigoso para pessoas com a espiritualidade mais aguçada, quem é considerado médium principalmente, pois tem maior facilidade em perceber tais fenômenos.

O que se indica hoje para se fazer nessa época é a vigia da própria espiritualidade, se comportar e se proteger, para que os espíritos umbralinos não nos prejudiquem. Controlar nossos atos e vícios para que não sejam um ponto de entrada para almas trevosas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário