terça-feira, 9 de julho de 2019

Cuca



A Cuca é uma figura muito famosa do folclore brasileiro, popular em quase todos os estados, é descrita como uma bruxa velha e escamosa que habita cavernas úmidas fazendo poções e feitiços.


Sua aparência foi popularizada como a de um monstro metade mulher e metade jacaré, devido à sua origem portuguesa e catalã chamadas respectivamente de ''Coca'' e ''Cucafera''. A Coca é uma entidade parecida com um fantasma ou bicho papão, que cospe fogo e vive passeando pelos telhados à noite, procurando crianças para se alimentar. Já a Cucafera é um monstro metade dragão e metade tartaruga que assombra a cidade de Tortosa, na Catalunha.

O ''Coco'' é a entidade masculina da Coca, os dois são atraídos pela desobediência das crianças, e enquanto a Coca vigia os pequenos, o Coco é quem as sequestra. Os dois são considerados entidades malignas que são o oposto dos anjos da guarda de cada pessoa, em algumas lendas podem ser descritos como personalidades divididas do diabo. Para ler mais sobre eles, clique aqui.

A Cuca mais famosa tem a aparência de um Jacaré, foi popularizada pelas histórias de Monteiro Lobato, no Sítio do Pica-pau Amarelo, onde é descrita como uma mulher jacaré de cabelo loiros que vive numa gruta com seu amigo Saci. Na versão para televisão, ela ganhou um visual mais animado e colorido, como um jacaré verde de peruca.



Nas lendas antigas, quando uma Cuca completa 1000 anos, misteriosamente um ovo aparece perto de sua caverna, e dele nasce uma nova Cuca, anunciando à antiga Cuca que já se passaram mil anos, então ela deve fazer um feitiço para se transformar num corvo ou uma coruja. Assim, a Cuca que acaba de nascer toma seu lugar, e continuando seu ciclo de maldades e feitiçarias.



Em outra lenda, dizem que a Cuca apenas dorme uma vez a cada 7 anos, e por isso as crianças devem dormir no horário estabelecido pelos pais, para assim não atrair a bruxa para seu telhado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário