quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Elfos Natalinos



Elfos Natalinos são pequenas criaturas que vivem com o Papai Noel e o ajudam em sua casa, que acreditava ser localizada no Polo Norte (mais tarde descobrimos que ele mora na Finlândia!). São figuras comuns no folclore Norte Americano, e são uma espécie de duendes originados na Groênlandia, Suécia e Dinamarca, quando eram associados com a fabricação de presentes na primeira metade do século XIX.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Krampus


Krampus é um ser demoníaco que acompanha São Nicolau durante os dias de Natal, que enquanto crianças que se comportaram durante o ano recebem presente, as levadas e perversas são punidas pelo monstro. É considerado o Anti-Papai Noel, veja também a variante ‘’Papai Noel do Mal’’.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Kallikantzaros


Kallikantzaros são um tipo de goblins existentes no folclore do leste europeu, assim como também relatados em outras regiões como na Grécia.  

domingo, 14 de dezembro de 2014

Dríades



As Dríades eram entidades das florestas, seres elementais das árvores. Na Mitologia Grega, eram Ninfas dos carvalhos e protetoras das árvores que exalavam. Dentro de cada carvalho, existia uma Dríade, que o protegia e não se afastava muito de sua árvore.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Empusa



Empusa é uma criatura da Mitologia Grega. Acredita-se ser uma semideusa e um monstruoso espectro feminino, filha de Hecate, a deusa das estradas, e de Mormo, um dos espíritos malignos que estavam na caixa de pandora, que saíram para aterrorizar a terra.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Totem


Um totem pode ser descrito como um ser espiritual, objeto sagrado ou como um símbolo que serve de emblema para um grupo de pessoas, como uma família, um clã, uma tribo ou uma linhagem de descendentes. O totem simboliza como um lembrete da ancestralidade do grupo, ou de seu passado místico.

domingo, 16 de novembro de 2014

Volcanalis



Volcanalis é um tipo demônio humanoide furioso relacionado aos vulcões ativos. Seu corpo é feito de pura magma. É extremamente perigoso e inimigo quando provocado.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Mãozinha-Preta



É uma criatura sobrenatural do Folclore Brasileiro que assombra as pessoas flutuando misteriosamente pelo ar.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Mu

Assim era chamado por Augustus Le Plongeon, um continente perdido que foi documentado a partir 1973 durante sua expedição na Península de Iucatã, a procura de conexões culturais entre os povos Maias e Antigos Egípcios.

Augustus registrou essas civilizações como refugiadas do continente, que por algum motivo teria desaparecido; destruído ou afundado no Oceano Atlântico. Ele traduziu as escrituras maias como uma grande catástrofe envolvendo erupções e terremotos, que dizimou a maior parte do continente.

O conceito da existência de Mu criado por Augustus Le Plongeon foi popularizado anos mais tarde por James Churchward, que aos 75 anos de idade, lançou o livro The Lost Continent of Mu, alterando a localização, onde afirmava que Mu já teria sido localizado no Oceano Pacífico.

Churchward garante que a maior parte do seu livro foi baseada em antigas tábuas de argila com escrituras antigas descobertas por William Niven no México, onde contavam que Mu era o lugar onde o primeiro homem surgiu na terra, e todos os seus mistérios envolvendo a criação estavam lá.

Confira algumas tábuas clicando aqui.

Ele ainda descreve o continente como lar de uma grande civilização avançada, o que ele chamava de Naacal, uma raça branca e superior em muitos aspectos dos humanos.  No momento de seu fim, Mu tinha 64 milhões de habitantes com muitas cidades e colônias em outros continentes.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Yhi


Yhi era uma entidade solar, e uma das deusas da criação na mitologia aborígene australiana. Vivia na luz das chamas, na época dos sonhos da criação, até que despertou ouviu um assovio.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A Noite do Diabo


Mischief Night, assim é conhecida a Noite do Diabo (Devil's Night), comemorada tradicionalmente em 30 de Outubro nos Estados Unidos, é a noite anterior ao Halloween. Como de costume antigo, vindo das raízes do Halloween pelos celtas, era celebrado o festival de Samhain, onde as pessoas acreditavam que antes do primeiro dia de novembro, as almas dos mortos voltariam a terra, tanto para visitar seus entes queridos, como outras que queriam corpos para se hospedar.

domingo, 26 de outubro de 2014

Edward Mordrake



A história de Edward Mordrake foi muito contestada no passado, alguns alegam ter sida enriquecida com ficção, mas eis aqui, uma versão macabra do conto de um homem com duas faces.

Edward Mordrake, herdeiro da elite inglesa havia nascido com uma variante de deficiência rara chamada Policefalia, o que o fez possuir um rosto atrás de sua cabeça. Diziam ser um rosto inativo, incapaz de falar em voz alta e comer, mas poderia piscar os olhos, sorrir e chorar.

sábado, 25 de outubro de 2014

Imps / Diabretes


Imps ou Diabretes são pequenos demônios travessos (as vezes também confundidos com fadas pelo seu tamanho), surgiram no folclore Germânico, mas estão presentes em muitos, principalmente na Europa. Bagunceiros e causadores de confusão, são retratados com aproximadamente 15 cm de altura e muitas vezes visto como mais fracos, sendo criaturas mais frágeis na hierarquia infernal.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Dem Bones - Esqueletos


Dem Bones são a tripulação esqueleto de um navio fantasma, que assombra a região da costa Jersey. Essa lenda daria origem a várias outras histórias assim como também uma música de mesmo nome, composta por James Weldon Johnson, inspirada no conto bíblico de Ezequiel, quando o profeta viaja até o Vale dos Ossos Secos.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sleepwalkers


Denominadas assim por Stephen King, uma raça de Homens Gato.   

Em todo o planeta, existe uma antiga raça de seres que vivem despercebidos na humanidade. Podem andar normalmente na luz do sol, assim como ter uma vida mortal, mas nunca permanecem no mesmo lugar por muito tempo, sempre se mudando, assumindo novas identidades e deixando todo seu passado para trás.

domingo, 14 de setembro de 2014

Zorra Berradeira

A Zorra Berradeira, também conhecida como Zorra de Odelouca, é uma criatura fantástica do folclore português.

Acredita-se que é uma alma penada ou agouro que aparece em nosso mundo de sete em sete anos, particularmente no litorial de Portugal, na Ribeira de Odelouca, no Algarve.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Aparições da Lagoa dos Barros




A Lagoa dos Barros encontrada entre Santo Antônio da Patrulha e Osório no litoral norte do Rio Grande do Sul é considerada como uma das mais assombradas deste estado brasileiro. Acredita-se que a muito tempo atrás, foi amaldiçoada, era uma pequena cidade habitada que foi engolida pelas águas, afundando em meio do lodo e areia movediça, ninguém sobreviveu para contar o que realmente aconteceu, e se aconteceu.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Strigoi


Strigoi é uma criatura sobrenatural do folclore Romeno, classificado como um tipo de vampiro. Acredita-se que são almas atormentadas que saíram da sepultura e que quando vivos tiveram uma vida turbulenta. Alguns Strigois podem ser pessoas ainda vivas com o conhecimento de magia negra. Podem ser conhecidos também como Vampiros Imortais. Não confundir Strigoi com Shtriga.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Thor


Thor é o Deus do Trovão da Mitologia Nórdica, filho de Odin e da deusa gigante Jord. Um dos mais populares e poderosos dos deuses está associado com as tempestades, relâmpagos e trovões, sendo comumente destacado em todas as lendas dos povos da Escandinávia e sendo adorado como em seu auge na era dos Vikings, era o deus que possuía mais templos.

sábado, 9 de agosto de 2014

Odin


Odin é o Deus dos deuses da Mitologia Nórdica, chefe do clã de Æsir,mora em Asgard, o reino das divindades nórdicas onde possui sua torre de prata e ouro, de lá, conseguia ver o mundo inteiro.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Besta-Fera


A Besta-Fera é uma criatura sobrenatural do Folclore Brasileiro, mas de origem Portuguesa, acreditando-se ter chegado aqui na época da colonização, soando como uma mistura da Mula-sem-cabeça com o Lobisomem.

domingo, 20 de julho de 2014

Os 4 Cavaleiros do Apocalipse


Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse são descritos como arautos do juízo final, ou seja, emissários de desgraças apresentadas no livro bíblico Revelações (Apocalipse), na visão profética do Apóstolo João, liberados assim que os selos começam a ser abertos.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Equidna



Na mitologia grega, Equidna era um monstro gigantesco metade mulher com olhos negros, metade serpente, ficou conhecida como ‘’A mãe de todos os Monstros’’ por ter dado a luz a alguns dos mais famosos monstros gregos que conhecemos, criadora do lodo, pestilência, águas fétidas e doenças.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Fogo-fátuo


Fogo-fátuo é o nome dado a luzes misteriosas que aparecem à noite em locais sombrios (pântanos, cemitérios, rios e lagoas), normalmente vistas por viajantes que passam pelas estradas desertas.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Matinta Perêra


Matinta Perêra (com ou sem acento no ''e'') é uma criatura do folclore brasileiro, descrita como uma velha feiticeira que se transforma em uma ave soturna e em algumas versões outras criaturas como gatos pretos e até o Saci Pererê.

Quando chega a noite a Matinta Perera aparece geralmente como uma ave, também parecida com o corvo de pescoço mais longo, sobrevoando as vilas de interiores com um piado macabro e assustador cortando os sons da madrugada.

Seu assobio agudo perturba o sono das pessoas, é muito parecido com o da coruja rasga-mortalha. Ela pousa em sua forma de ave no muro, telhados e janelas das casas, assobiando e não para até que o morador se renda e lhe prometa tabaco.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Orbs


Orbs são esferas fosforescentes que aparecem normalmente em fotografias tiradas em lugares supostamente assombrados, são muito comuns em cemitérios, e aparecem mais a noite.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Shinigamis

Os Shinigamis são criaturas sobrenaturais do folclore japonês, são ceifadores e se assemelham com o Grim Reaper, ou comumente a Morte que nós conhecemos, porém, ela age sozinha, enquanto existem muitos Shinigamis.

A forma dos Shinigamis não é muito conhecida, pode variar de acordo com várias ilustrações antigas, pode aparecer como um esqueleto vestindo capuz, assim como a Morte tradicional, ou aparecer na forma de um deus, samurai, guardião portando armaduras, uma espada e uma foice, e pode aparecer como demônios deformados assustadores em algumas versões.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Mapinguari



Mapinguari é o nome dado a um monstro muito temido no folclore indígena, predominante na floresta amazônica.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Plantas Carnívoras


Plantas carníviras (também chamadas de plantas assassinas) são plantas que se alimentam de outros seres vivos, e deles produzem seus próprios nutrientes para sobreviver.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Illithid ~ Devoradores de Mente


Illithids também conhecidos como Devoradores de Mente (Mind Flayers) são aberrações monstruosas humanoides com poderes mentais que vieram de outra dimensão. Possuem uma natureza malévola, tendo como missão escravizar qualquer raça que encontram pela frente sendo assim temidos pela maioria dos seres do submundo.

sábado, 3 de maio de 2014

Ciclo Fantasma



O Ciclo Fantasma é um elo criado entre emoções e energia de um fato traumático como na maioria das vezes um acidente, os ciclos também podem se chamados de 'lupes', impressões ou assombração de memória.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Cavalos Infernais (Pesadelos) Nightmare


Cavalo Pesadelo (Nightmare) chamado também de Cavalo do Inferno, Cavalo Demônio ou apenas de Pesadelo, é um ser sobrenatural em forma de um cavalo espectral capaz de atravessar as barreiras dimensionais.  São formados principalmente de trevas, e algumas vezes podem ser Alps (demônios dos sonhos transfigurados em uma forma eqüina). Veja mais sobre Alps clicando aqui.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Aswang



Aswang é um ghoul vampiresco do Folclore Filipino. Predominante na maioria das historias e mitos da região desde a colonização espanhola.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Cavernas


Cavernas são buracos ‘’naturais’’ encontrados comumente em planícies rochosas, algumas podem se formar naturalmente, já outras podem ser feitas por algo ou alguém, que mais abaixo iremos explicar, o tamanho delas é tão variável, assim como sua formação, e elas também podem ser chamadas de grutas.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

A Lenda das Fofoletes


Fofoletes são bonecas bebês, vestidas com pijamas de dormir, cada uma de uma cor, vendidas inicialmente pela marca Trol, e depois Estrela. Elas vinham numa caixinha pequena, parecida com a de palitos de fósforo, e fez muito sucesso no final dos anos 70, chegando no auge nos anos 80.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Os Sete Filhos de Tau e Kerana


Tau e Kerana eram figuras centrais da mitologia dos povos guarani, onde o folclore predomina no norte da Argentina, sul e oeste do Brasil e Paraguai.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Luison


O sétimo e último filho de Tau e Kerana, Luison um macabro monstro do folclore guarani, tendo em seu controle o poder da morte. Dos sete filhos, Luison é o mais temido.

Ao Ao


Ao Ao,  é um monstro a da Mitologia guarani, e um dos Sete Filhos de de Tau e Kerana, é freqüentemente descrito criatura selvagem parecida com um carneiro, portando um par de presas afiadas.

Kurupi


Kurupi  o quinto filho de Tau e Kerana, um monstro tenebroso do folclore guarani, tido como o deus do sexo, sexualidade e fertilidade.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Jaci Tererê


Jaci Tererê ou em guarani Yasi Yateré, é o quarto dos sete filhos de Tau e Kerana, e o único que não tem aparência monstruosa, é muito importante no folclore guarani e seu nome significa ‘Pedaço da lua’.

Moñai


Moñai é o terceiro filho de Tau e Kerana, do folclore guarani. Possui o corpo de cobra, e na sua cabeça tem um par de chifres que servem como antenas, suas presas são super afiadas e furam como agulhas.

Mboi Tu’i


Mboi Tu’i é o segundo dos sete filhos monstros de Tau e Kerana, do folclore guarani.

Teju Jagua


Teju Jagua é um dos sete filhos de Tau e Kerana, um monstro do folclore guarani, era conhecido como o deus das cavernas, grutas, lagos internos e frutas, era uma quimera assustadora.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Ammit


Ammit é um demônio Egípcio do sexo feminino, podendo variar sua forma de humana assim como uma quimera, as vezes possuindo a cabeça de um crocodilo, torso de um felino, e sua parte traseira de um hipopótamo. Ammit era conhecida também como ‘Devoradora dos Mortos, Comedora de Almas ou A Graça da Morte’.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sandman


Sandman é uma criatura do folclore Europeu, conhecida como João Pestana em Portugal e no Brasil. Ele vem para as pessoas no espaço do tempo em que fechamos os olhos pela última vez antes de dormir.

Piratas



Piratas são homens que vivem navegando pelo oceano em rotas comerciais, não necessariamente criminosos, mas são conhecidos por promover o terror pelo mar, saqueando embarcações para obter poder e riquezas, por conta própria, também se apoderavam de algumas cidades e pequenas vilas em ilhas.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Holandês Voador



O Holandês Voador é um navio fantasma que segundo sua lenda, foi condenado a passar a eternidade vagando pelos oceanos, sem ancorar por qualquer motivo. O navio era visto envolto por uma luz brilhante fantasmagórica, por vezes branca, azulada ou avermelhada, em muitos de seus avistamentos foram relatadas presenças de fantasmas tentando mandar mensagens do alem, para pessoas que já morreram há muito tempo.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Comadre Florzinha / Cumade Fulozinha



Comadre Florzinha ou na linguagem popular (caipira) 'Cumade Fulozinha' e as vezes Maria Florzinha, é uma entidade sobrenatural do Folclore Brasileiro, muito popular no Nordeste, precisamente nos estados de Pernambuco e Paraíba.