quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Thor


Thor é o Deus do Trovão da Mitologia Nórdica, filho de Odin e da deusa gigante Jord. Um dos mais populares e poderosos dos deuses está associado com as tempestades, relâmpagos e trovões, sendo comumente destacado em todas as lendas dos povos da Escandinávia e sendo adorado como em seu auge na era dos Vikings, era o deus que possuía mais templos.
Thor era representado como um guerreiro leal e honrado, musculoso com cabelos longos e barba vermelho-alaranjada. Seus olhos eram flamejantes como o fogo, e tinha a força que poderia derrubar um gigante ou um troll, mesmo seu tamanho sendo menor que o deles. Era comparado com o herói grego Hércules, por seus atos de força e matança de gigantes.  


Sua arma mais famosa era seu martelo, o qual chamava Mjolnir, mas também vestia um cinturão de força, chamado Megingjord, e as luvas de ferro Járngreipr. Thor andava numa carruagem puxada por cabras, podia voar quando estava sendo levado por elas.



Para os escandinavos antigos, o barulho do trovão foi criado pela carruagem de Thor, quando rolava pelo céu, os trovões eram causados pelo arremesso do seu poderoso martelo, que destruía montanhas.

Thor foi casado com a deusa Sif, famosa por seus longos cabelos de ouro, dourados como o sol, com ela teve duas filhas, Lorrid e Thrud. Thor era amante de uma Jotun chamada Járnsaxa, com quem teve o filho Magni, e teve outro filho, Modi, mas não se sabe o nome da mãe.


Ele era o defensor incansável dos deuses de Æsir, e ficava em Asgard, sempre a defendendo das invasões dos Jotuns. Era considerado o mais adequado para essa tarefa, pois sua força física era praticamente inigualável.

Com todas essas características e muitas outras qualidades, Thor era apreciado por fazendeiros e camponeses, todos o veneravam para se livrar do mal, o que deixava o deus Loki com muita inveja.
Thor gostava de passar o tempo com Loki, apesar do seu temperamento de inveja e ciúmes.



O nome de Thor foi dado ao dia da semana quinta-feira, em inglês Thursday (thor’s Day) Dia de Thor.

No Apocalipse Nórdico, o Ragnarök, Thor seria morto pelo veneno da serpente que acabara de matar, chamada Jörmungandr que se libertaria no final dos tempos para cobrir os céus e a terra com seu veneno, ele daria 9 passos até cair morto no chão.


Thor ficou famoso mundialmente com o personagem da Marvel Comics, baseado no deus mitológico o herói ficou presente em várias mídias como Historias em Quadrinhos, vídeo games, filmes e séries animadas. Thor teve o visual repaginado, ganhando longos cabelos loiros, um elmo com asas, e tem ainda características fieis como seu martelo e um pouco de sua historia em Asgard. Foi criado por Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário