quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Aparições da Lagoa dos Barros




A Lagoa dos Barros encontrada entre Santo Antônio da Patrulha e Osório no litoral norte do Rio Grande do Sul é considerada como uma das mais assombradas deste estado brasileiro. Acredita-se que a muito tempo atrás, foi amaldiçoada, era uma pequena cidade habitada que foi engolida pelas águas, afundando em meio do lodo e areia movediça, ninguém sobreviveu para contar o que realmente aconteceu, e se aconteceu.


Quando o nível da água baixa, em tempos de seca, é possível notar a cruz da torre da igreja afundada, mostrando seu topo no meio da lagoa, o que derivou para outra lenda que seria de algum cemitério submerso ou até mesmo uma locação para treino de tiro do exército, o que jamais foi confirmado.

Durante anos foram relatados aparecimentos de espectros como anjos, lobisomens ou cavalos brilhantes montados por Ninfas transparentes, sempre tarde da noite, nas margens da lagoa fantástica até sumir misteriosamente no escuro, eles saem de grutas subterrâneas que emergem silenciosamente na lagoa.



Para aumentar a fama de assombrada, a lagoa é o cenário de um crime do inicio dos anos 30, conta-se que uma noiva foi assassinada na volta de seu casamento, na estrada que passa perto da lagoa, uma versão conta que o motorista a matou, mas a história verdadeira e divulgada no jornal conta que o próprio marido foi o criminoso, que a matou na estrada enforcando-a com o véu, logo após, jogou seu corpo na lagoa. Desde então, a alma da noiva chamada Maria Luíza Häussler ficou penando nas margens da lagoa e na estrada onde foi morta, agonizando e até pedindo carona para motoristas que com o tempo evitaram passar pela estrada assombrada. A noiva é uma das inúmeras outras lendas brasileiras de Mulheres de Branco que sempre aparecem pedindo carona na estrada, a Noiva da Lagoa dos Barros é a versão gaúcha, uma alma penada, também conhecida como A dama da lagoa.

Os mais corajosos costumam levar oferendas para a tal noiva, como batons e bijuterias, com o fim de ter uma viagem tranquila sem acidentes, os que passam com desrespeito e zombaria, se tornam vítimas da aparição, que causa acidentes e até mesmo morte.

Relatos de moradores da região confirmam a existência de um redemoinho misterioso, mais comum no 'meião' no centro do rio, onde suga tudo o que está na superfície para baixo, quem afundou não conseguiu sair para contar historia, mas há relatos de pessoas que escaparam, mesmo com dificuldades sobrenaturais como nevoeiros e ventanias repentinas.

Mesmo considerada por alguns como lugar amaldiçoado ou assombrado, a Lagoa dos Barros é um lugar de paisagens naturais belíssimas, o que a torna também um ponto turístico do Rio Grande do Sul.


Postagem sugerida por Alan Fraga

2 comentários:

  1. Boa noite, você poderia me dizer onde encontraste a versão de que a Maria Luiza teria sido morta enforcada pelo marido? Estou fazendo uma pesquisa sobre a lenda e verificando as suas diferentes versões.

    ResponderExcluir