quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Piratas



Piratas são homens que vivem navegando pelo oceano em rotas comerciais, não necessariamente criminosos, mas são conhecidos por promover o terror pelo mar, saqueando embarcações para obter poder e riquezas, por conta própria, também se apoderavam de algumas cidades e pequenas vilas em ilhas.




Os primeiros piratas datam desde que as pessoas começaram o transporte de mercadorias através dos oceanos. Os mais antigos eram conhecidos como ‘povos do mar’, eles pilharam e saquearam o Mar Mediterrâneo, no século XIII a.C. A primeira pirataria marítima foi praticada por Gregos, que roubavam navios com os misteriosos tesouros Fenícios.


Piratas usavam chapeis ou toucas, e um tapa olho, sendo método de preservar a visão no escuro, ou para esconder o olho perdido numa batalha, assim como quando perdiam uma mão, a substituíam por um gancho, e se a perna fosse perdida, era substituída por um pedaço de pau.


A maioria deles vivia pelas regras escritas no livro ‘Códigos dos Piratas’,escritos de orientação pirata, e não com leis parecidas com as que temos hoje. Todas as regras eram descritas para serem seguidas em grupo, alertando sobre punições, comportamento, segredos, respeito etc.


Quando saqueavam, os piratas dividiam as riquezas entre a tripulação do navio, mas quando o Capitão era poderoso e egoísta com uma trupe de marujos escravos (fugitivos que não podiam fazer nada contra ele), escondia boa parte e costumava colocar todo ouro e outras jóias em um baú, e enterrar o tal tesouro em ilhas desertas, traçando um mapa da sua rota muitas vezes com enigmas, depois disso o guardava enrolado dentro de uma garrafa.



Acredita-se que alguns piratas possuíam pacto com forças sobrenaturais, demônios e seres marinhos como Sereias. Tais entidades os ajudavam escolher as rotas certas, evoluindo um conhecimento vasto sobre o mar e seus segredos, alem de táticas secretas. No fim da vida, os piratas eram amaldiçoados e quando não passavam a eternidade vagando pelo mar, seu espírito descansaria no tesouro que havia enterrado, sendo despertado se alguém ousasse perturbar o seu descanso, encontrando o mapa que muitas vezes era passado para outros piratas.


Em vida, os piratas se refugiavam em uma ilha chamada Ilha de Tortuga, onde a violência predominava, mesmo tendo regras para todos os piratas que estavam ali em diversos esconderijos, ou promovendo disputas e lutas para selecionar marujos para sua tripulação.

Piratas conhecidos :



Capitão Jack Sparrow, da saga de filmes Piratas do Caribe


Capitão Gancho, de Peter Pan que recentemente ganhou uma versão renovada em Once upon a time.


Cervantes de Soul Edge / Soul Calibur


 Edward Teach o pirata mais famoso dentre todos que existiram de verdade, antes de ser pirata, era um oficial espanhol, mas logo se rendeu ao crime, e ficou imortalizado pelo apelido de Barba Negra, equipava seus navios com diversos canhões, e tinha um costume assustador de colocar pavios de fogo em sua cabeça durante as batalhas



Dedicação de postagem: Marcello Mateus, um pirata de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário