sábado, 15 de fevereiro de 2014

Jaci Tererê


Jaci Tererê ou em guarani Yasi Yateré, é o quarto dos sete filhos de Tau e Kerana, e o único que não tem aparência monstruosa, é muito importante no folclore guarani e seu nome significa ‘Pedaço da lua’.

Ele é descrito como um homem de pequena estatura, ou talvez um menino, com o corpo já desenvolvido, com cabelos loiros cacheados, e grandes olhos azuis. Como a maioria dos seus irmãos, habita as matas e é considerado o protetor da erva-mate, e o senhor da sesta, o descanso depois do almoço.

Sendo o protetor da sesta, todos deveriam descansar, principalmente as crianças que desrespeitavam a tradição, ele as encantaria com seu cajado e levaria para seu irmão canibal Ao ao, que as devoraria ou eram transformadas em feras.  

O ponto fraco do Jaci Tererê é o seu cajado, se alguém consegue o tirar de sua mão, ele chora e esperneia igual uma criancinha indefesa, assim poderá ser detido.



Dizem que o Jaci Tererê esconde tesouros, no estado de manha onde se encontra pelo furto do seu cajado, ele pode revelar vários segredos, assim como a localização de algum tesouro.


5 comentários: