sexta-feira, 22 de março de 2019

Arlequim



O Arlequim é um palhaço colorido conhecido popularmente por sua fama carnavalesca, usa trajes enfeitados com retalhos em formato de losangos, uma máscara que cobre seus olhos e às vezes um chapéu, associado à peças de teatro e comédia,tem uma origem sombria e assustadora que é pouco conhecida.


A origem do Arlequim

Em meados do século XI, o biógrafo Oderico Vital registra a história de um monge que fora perseguido quando vagava pela costa da Normândia por uma horda de demônios liderados por um gigante que segurava um bastão. Eles foram denominados como a Família Arlequim (do francês familia herlethingi).



Após isso, o Arlequim foi considerado um mensageiro do diabo, que vagava pelos campos à noite, mascarado com um rosto negro de diabo, acompanhado de um grupo de demônios e perseguiam as almas de pessoas malditas que foram condenadas ao inferno.

A aparência física de Hellequin oferece uma explicação para as cores tradicionais da máscara vermelha e preta do Arlequim tradicional que conhecemos hoje.



Antigos relatos de pessoas que entraram em coma também de épocas medievais contam que o Arlequim era a criatura que estava guardando os portais do inferno enquanto fazia graça e dava gargalhadas com uma aparência diabólica.



Sua primeira aparição em um palco foi datada em 1262, o personagem era um demônio mascarado e encapuzado em ''Jeu da la Feuillière'' por Adam de la Halle, e tornou-se um personagem principal em peças românticas na França.



Depois o Arlequim pode ter servido de inspiração para o demônio 'Alichino' do poema ''Divina Comédia'' de Dante Alighieri.

O Arlequim como conhecemos nos dias de hoje é produto das peças de  ''Commedia dell'arte'', uma forma de teatro popular Italiano que imortalizou as figuras do Arlequim, Pierrot e Colombina.



Sem o tom diabólico, o Arlequim continua travesso, mas a lenda do Carnaval diz que pode se tornar invisível, mas ainda é visto por idosos, odeia homens de bigode e insetos, costuma ser galanteador com belas damas, das quais rouba vários beijos deixando a Colombina enciumada e oferece seu coração, que se por elas comido, podem se tornar um novo Arlequim.



O Arlequim também foi referência para o nome da doença Ictiose Arlequim, um raro distúrbio genético que atinge bebês de pais consanguíneos, (irmão com irmã, pais com filhos etc.) causando uma aparência terrível ao recém nascido, grandes olhos vermelhos saindo das órbitas, alem de plaquetas grossas por toda pele que são formadas pelas rachaduras da falta de elasticidade da pele que lembra muito a roupa do Arlequim.



Bebês assim não costumam sobreviver as primeiras semanas de vida mas o máximo que foi registrado a atingir foram apenas 3 anos.

2 comentários:

  1. Interessante, muito bom. Tem uma personagem de um jogo chamado chrono cross, que seu nome é Harlequim e seu sotaque é francês se não me engano.

    ResponderExcluir
  2. Tem algo a ver com Arlequina do filme?

    ResponderExcluir