sexta-feira, 15 de junho de 2018

Árvores Falantes



As Árvores Falantes são árvores mágicas que existem em culturas de todo o mundo. Desde os tempos antigos elas existem até hoje como seres habitantes de áreas inexplorada pelos seres humanos.


Elas são identificadas como amigas e geradoras da vida, sendo habitadas por seres elementais como as fadas, que as ajudam germinar frutos mágicos e energias criadoras de ciclos, cura, sensitividade e sedução.

Muitas dessas árvores possuem características comuns, como o formato de um rosto, apresentando dois olhos e uma boca, sendo eles ocos ou apenas marcados na madeira. Algumas até podem apresentar um grande nariz adunco, ou só mesmo dois furos como narinas.



Assim como as Árvores assombradas, elas podem ter surgido de forma mágica, sendo germinadas por uma água mística de energias não-naturais, como élficas ou magia negra de outro tipo de seres fantásticos como bruxas e demônios.

Outras podem ter surgido pela própria força da natureza, ou como é chamada: A vontade de Gaia.



Existe uma crença antiga de algumas tribos nativo-americanas que alguns xamãs poderiam depositar seu espírito em árvores solitárias em partes profundas de uma floresta, onde viveriam para sempre mesmo depois de mortos, tornando-se assim uma Árvore Falante, que seria usada por seus familiares para serem aconselhados ou orientados em casos de dificuldade, podemos ver como exemplo disso na animação da disney Pocahontas.

Outra variação do mito de um espírito habitando uma árvore, viria do costume de alguns nativos enterrar seus mestres anciões e no lugar de sua tumba, plantar a semente de uma árvore antiga, que o imortalizaria dando a origem de uma árvore mágica.



A casca e os galhos dessas árvores tem grande poder medicinal, assim como poderes mágicos destrutivos para outros fins como na fabricação de armas, como cajados ou cabos de machados.

Diferente dos Ents e das Árvores amaldiçoadas, as Árvores Falantes não costumam se locomover pelas florestas, mas podem se defender de invasores e ameaças com seus galhos ou arremessando seus frutos e vinhas.

Além de se comunicar com seres elementais, podem conversar com animais, os abrigando das tempestades e defendendo-os de outros predadores. São moradias para vários pássaros e esquilos, e podem conversar com pouquíssimos humanos.



Na Índia, existe a lenda da Árvore do Sol e da Lua, uma árvore falante que durante o dia fala com voz de homem, este seria o sol, durante a noite fala com a voz de uma mulher, sendo a lua. A tal árvore conta sobre o futuro, fazendo previsões. Na história é contado que Marco Polo visitou a Árvore do Sol e da Lua.



Árvores que fazem previsões futuras podem ser chamadas de Árvores Oraculares, também muito presentes na doutrina dos Druidas. Elas são consultadas por seres com dons mágicos e feiticeiros.

Na Irlanda, é comum se falar sobre o tesouro de um Leprechaun, dizem que uma Árvore Falante pode ajudar pessoas a encontrar o lugar onde o tesouro estaria escondido.

Na Mitologia Grega, todas as árvores de Dodona receberam o dom da profecia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário