quinta-feira, 14 de junho de 2018

Ursa Menor



Ursa Menor é a constelação que é representada por um urso pequeno como seu próprio nome descreve. É vizinha da constelação Ursa Maior e antigamente ja foi conhecida como a Cauda do Cão.

A constelação da Ursa Menor é relacionada com três mitos diferentes, o primeiro deles conta que ela representa Ida, uma ninfa que cuidou de Zeus na ilha de Creta quando ele era pequeno, pois Cronos, o pai de quem se tornaria o rei dos deuses estaria devorando seus filhos, temeroso com a profecia de que um deles o derrubaria.



O segundo mito conta que as sete estrelas que formam a Ursa Menor representam as Hespérides, as sete filhas ninfas de Atlas, que guardavam o pomar de Hera, onde crescia uma árvore que gerava maçãs douradas, o fruto da imortalidade.



O terceiro mito é o mais conhecido, sobre Arcas, filho de Calisto, a ninfa que foi transformada em urso por 15 anos, para mais detalhes dessa história confira a postagem sobre a Ursa Maior clicando aqui.



Arcas teria sido transformado num urso e levado aos céus junto com sua mãe, a Ursa Maior, mas o caçador é mais representado como a constelação do Boieiro (Pastor).


Nenhum comentário:

Postar um comentário