quarta-feira, 6 de junho de 2018

Ursa Maior



Ursa maior é a constelação representada como o 'Grande Urso'. É a terceira maior constelação do céu e uma das mais conhecidas em todo mundo com várias representações mitológicas, a mais conhecida entre elas é versão da ninfa Callisto.




Callisto era uma ninfa da floresta, caçadora feroz que se aventurava nos bosques empunhando arco e flecha. Logo foi notada por Zeus, que veio à Terra para corteja-la transformando-se na deusa Ártemis (Diana). Callisto apreciava a deusa, mas ao saber que era Zeus em disfarce, tentou fugir de seus encantos, mas foi pega a força e assim gerou um filho do rei dos deuses.



Ao saber do ocorrido, Hera, a esposa furiosa de Zeus, transformou a ninfa em um urso após saber que o filho de seu marido havia nascido. O bebê foi batizado de Arcas e fora criado por caçadores, enquanto a mãe transformada em um urso, passou a maior parte do tempo se escondendo e fugindo.




Passando-se 15 anos, Callisto ainda transformada em ursa reconheceu seu filho na floresta, Arcas havia se tornado um caçador, e ela resolveu o encontrar. Ao ver o grande urso, Arcas sacou logo sua lança para se defender, e Zeus avistando do Olimpo, resolveu interceder no caso, mandando um redemoinho para terra, que levou Callisto e Arcas para os céus, os transformando em constelações.



Callisto se transformaria em Ursa maior, enquanto seu filho se tornaria a Ursa menor, ou em outras versões a Constelação do Pastor ou Boieiro (Boötes).



Hera estava furiosa ao saber das novas constelações, com ciumes, empurrou-os para o polo norte, onde nunca teriam descanso pois é o lugar onde as estrelas são mais brilhantes.



Em uma versão diferente do conto, Ártemis teria transformado Callisto em urso, pois ela teria violado os votos de castidade para com a deusa. Muitos anos depois, Callisto e Arcas são capturados na floresta e levados para o Rei Licáon de Arcádia como um presente. A mãe e o filho conseguem fugir e se escondem no templo de Zeus, onde a invasão é punível com a morte, mas o deus intervém e os salva, colocando-os no céu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário