sábado, 12 de maio de 2012

Thoth




Thoth inventou os hieróglifos, a escrita de imagem do antigo Egito. Ele era o medidor da terra e o contador das estrelas, o possuidor e gravador de todo o conhecimento. O íbis é uma ave um pouco como uma cegonha, com pernas longas e um bico longo que usa para rematar na lama para encontrar peixes pequenos. Era um símbolo de sabedoria e aprendizagem porque tem um bico em forma de uma caneta que ele mergulha na lama, como se fosse tinta.

O livro de Thoth tinha dois feitiços. Se você leu a primeira passagem em voz alta, você seria capaz de entender cada Besta e Ave e convocar os peixes do mar. Se você ler a segunda mágica, podia trazer os mortos à vida.


O príncipe Setna, filho de um faraó, soube que o livro estava escondido em um túmulo real da cidade dos mortos. Com seu irmão Anhurerau, ele invadiu o túmulo de Neferkeptah. Quando encontraram a câmara do sarcófago, que viram a múmia de Neferkaptah, sua esposa e seu filho jovem, a esposa falou-lhes e avisou que tinha o livro de Thoth. Ela disse que seu marido havia roubado o livro de Thoth e tinha lido os feitiços, mas Thoth estava com raiva e tinha afogado ela e seu filho no Nilo, e Neferkeptah, em seguida, se matou.

Mas Setna ignorando ela, pegou o livro. A múmia de Neferkaptah sentou-se e disse "Jogue Damas comigo. Se você ganhar, você pode pegar o livro." Setna estava aterrorizado, mas concordou. Ele jogou a primeira vez, e perdeu. Começou a afundar no terreno, até aos tornozelos. Então ele perdeu novamente e afundou até seus quadris. Como ele estava perdendo o terceiro jogo, ele gritou para seu irmão, "corre! e busca meus amuletos mágicos!. Só eles podem me salvar!"

Ele, então, afundou no terreno até o queixo. Seu irmão correu para fora do túmulo. Setna jogou a quarta vez tão lentamente como ele poderia, tentando desesperadamente não perder, mas a múmia foi muito boa em jogo de Damas. No ultimo momento, seu irmão Anhurerau retornando com os amuletos e colocando-os na cabeça de Setna, o feitiço foi quebrado, e Setna agarrou o livro de Thoth e correu tão rápido disparando para fora da tumba.

Setna tentou ler o livro, e viu uma bela mulher andando para trás. Ele se apaixonou por ela e tentou convencê-la a se casar com ele. Ela pediu que ele matasse sua esposa existente e as crianças. Completamente enlouquecido por ela, concordou.

Marido de Maet, e com a cabeça de um íbis, Thoth é o Deus da sabedoria, do tempo, da escrita e da Lua
Quando ele tinha feito isso, ela desapareceu, e ele estava chocado com o feito. Porém, descobriu que era tudo um sonho. Ele percebeu que ele estava sendo punido por roubar o livro de Thoth, e a próxima vez, talvez não seja um sonho, então ele retornou com o livro para o túmulo de Neferkeptah e recuperou a câmara do sarcófago. Desde então, ninguém tem visto o livro de Thoth.


O amuleto mágico pode ter sido um escaravelho. O escaravelho ou besouro de dung faz uma bola de esterco rolando-a ao longo do solo e, em seguida, põe seus ovos na mesma. Os antigos egípcios imaginaram um escaravelho rolando o sol no céu.



2 comentários:

  1. Se o livro conter mesmo as realidade das arcanos além do veu é presiço que o iniciado seja digno e merecedor de possui-lo

    ResponderExcluir