sexta-feira, 11 de maio de 2012

Seth



Seth (ou Set) é mostrado com a cabeça de um animal com um longo curvo focinho pontudo, olhos oblíquos e orelhas com ponta quadrada (às vezes considerado como um cão). Às vezes ele tem uma cauda bifurcada. 

Ninguém parece saber o que é o animal. Seth era o Deus do deserto, tempestade, violência e tudo o que há de ruim que contradiz a bondade, como inveja, traição etc.



Seth carregava um cetro, que tem sua cabeça em cima e sua cauda na outra extremidade. Ele nem sempre foi ruim, uma vez, ajudou Rá em uma batalha contra a serpente Apep.

Seth tinha matado Osíris colocando-o em um caixão, que tinha jogado no Rio Nilo. Quando a esposa de Osíris, a deusa Ísis ouviu falar sobre isso, começou a procurar desesperadamente pelo o corpo de seu marido, para enterrá-lo corretamente.

Ela perguntou a todos que conhecia e finalmente, algumas crianças disseram-lhe onde ele estava. Ísis ficou de luto por seu marido morto, em seguida, ela escondeu o corpo, enquanto voltava para olhar seu filho Hórus, ainda um bebê.

Seth - Deus do deserto, tempestade e violência.
Seth estava apavorado pensando no que Ísis poderia ser capaz de fazer, como trazer Osíris de volta dos mortos, por ela ser uma grande mágica. Assim, Seth encontrou o corpo onde ela tinha escondido e cortou-o em vários pedaços, que espalhou no Rio Nilo para cima e para baixo.

Agora Ísis tinha que encontrar todos os pedaços dispersos de Osíris. Sempre que ela encontrava  uma peça, ela enterrava no local e lá  construía um santuário. Isso significa que há muitos lugares no Egito onde Osíris foi enterrado. Osíris se tornou o rei dos mortos, e todos os egípcios esperavam que ele fosse acompanhá-los após a morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário