sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Pequena Sereia



O conto que foi popularizado pela Disney é na verdade, uma adaptação infantil com final feliz, do conto original do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.


No reino sub-aquático, se passa a historia de uma sereia vive com o seu pai, um rei tritão, sua avó e suas cinco irmãs mais velhas, cada uma um ano mais velha. Na medida em que iriam completando 15 anos, as sereias poderiam subir até a superfície.
Caçula, a pequena sereia estava muito curiosa para saber como era a superfície, e chegando sua vez, ela avistou um barco, mas uma tempestade aparece, então, ela consegue salvar um príncipe que lá estava, e o leva inconsciente para a costa, perto de um templo onde o deixa, mas outra jovem o encontra e o salva e ele se apaixona perdidamente.

A sereia pergunta a sua avó a diferença entre humanos, e sereias, tendo como resposta obvia as caudas de peixe, e, além disso, ela explica que a vida dos humanos é muito mais curta, mas quando uma sereia morre se transforma em espuma do mar, já os humanos tem alma eterna, que, mesmo depois de terem morrido, as almas ainda continuam vivas.

A Pequena Sereia deseja uma alma eterna e o amor do príncipe, vai até a Bruxa do Mar, que lhe oferece uma poção, em troca da sua bela voz de sereia. A Bruxa do Mar avisa-a que, uma vez que ela se torne humana, nunca mais poderá voltar ao mar e que ao beber a poção ela irá sentir como se uma espada fosse enfiada no corpo, mas quando se recuperar iria ter um par de pernas capazes de dançar como nenhum outro humano. No entanto, ela iria sentir constantemente como se estivesse a andar em facas afiadíssimas, e os seus pés iriam sangrar terrivelmente. Além disso, ela iria apenas conseguir uma alma se encontrar o beijo do amor verdadeiro e se o príncipe também a amasse e casasse com ela. Se não, na primeira madrugada do casamento do príncipe com outra mulher, a Pequena Sereia morrerá com o coração despedaçado e transformando-se em espuma de mar.
A Pequena Sereia bebe a poção e encontra-se com o príncipe, que se sente atraído pela sua beleza e graça, mesmo sendo muda. Sabendo que o príncipe adora vê-la dançar, ela dança mesmo sentindo a sua dor agonizante. Quando o pai do príncipe o ordena casar com a filha o Rei vizinho, o príncipe diz à Pequena Sereia que não o irá casar-se, pois este está apaixonado pela jovem do templo, acreditando ele que foi esta quem o salvou. Verifica-se mais tarde que a princesa é a jovem do templo, que foi mandada para lá a fim de ser educada. Com isto, o casamento entre os dois é anunciado.
Eles casam-se, deixando a Sereia de coração partido. Ela se desespera, desiste de tudo e acredita que apenas a morte seja sua escapatória, mas antes da madrugada, as suas irmãs aparecem com uma faca de prata que a Bruxa do Mar lhes deu em troca dos seus longos cabelos. Se a Pequena Sereia esfaquear o príncipe com a faca e deixar o sangue dele pingar sob os seus pés, ela iria voltar a ser uma sereia e o seu sofrimento iria acabar.
A Pequena Sereia não tem coragem de matar o príncipe enquanto ele dorme deitado com sua esposa e, ao chegar à madrugada, ela atira-se no mar. O seu corpo transforma-se em espuma, mas em vez de desaparecer, ela sente o calor do sol; ela tinha-se tornado num espírito, uma filha do ar. Os outros espíritos contam-lhe que ela se tornou num devido ao seu esforço e dedicação ao tentar ter uma alma eterna.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Claro que as sereias tinham alma. Ou não viveriam. Enganaram a pobre desde o começo. E desconhecia esses pés sangrando na versão antiga. sei que doíam muito, mas ela dançava - e muito bem. E sangue não sai.

      William, o Tritão

      Excluir
    2. Ela morre. Claro que ela morre. Vira espuma o corpo, mas sua alma ascende. Ela passará a ser um espírito de luz a proteger o príncipe.

      William, lembrando tudo.

      Excluir
    3. Ela não tem a língua cortada, mas não consegue falar. Quanto a morrer dançando, aí já misturaram com a antiga versão de Cinderela. A graça está no desfecho acontecer no mar.

      William Marítimo

      Excluir
    4. Ainda criança, na casa de amigos aqui da rua, em uma festa de aniversário, eu tive a felicidade de pegar um livro que estava em um canto e abri-lo. Era a versão original (ao menos, a que achamos ser a original) de A Pequena Sereia. O final é muito triste, triste mesmo, com a sereia morrendo, dissolvendo-se em espuma, ao mesmo tempo que ascendia aos céus. Mas, narrada de forma tão bela e cativante que a gente se comove, verdade; É um livro muito bonito. Pura poesia em forma de prosa.
      Quando a Disney lançou o filme, tempos depois, estranhei deveras o final, pois não esperava toda aquela papagaiada.
      É uma rara exceção de que a versão nova não ficou melhor que a original. A Pequena Sereia da Disney, como filme, é um trabalho muito fraco. Personagens sem graça. Quase todos. O musical, com atores e bailarinos, até que é muito bom, mas aí é outra coisa,

      MESMO TRISTE E EXISTINDO O SACRIFÍCIO DA PERSONAGEM PRINCIPAL, É UMA ESTÓRIA LINDA E CATIVANTE. FICO COM A ORIGINAL.

      William Moraes Corrêa.

      Excluir
  2. Essa ainda é uma versão fofa de Hans Christian Andersen, tem outras versões e numa delas, ao ver o príncipe se casar com outra, ela se atira no mar, de um penhasco, e morre ao voltar para a costa. Sim, nessa ela vira espuma do mar. :(

    ResponderExcluir
  3. Uma outra versão que ouvi a Bruxa corta-lhe a língua, literalmente, em sinal de que ela não poderá mais falar. E o príncipe, que aprecia muito dança, apaixona-se por uma bailarina. A Pequena Sereia, querendo conquistar o príncipe, decide aprender a dançar balé mesmo sentindo a dor de mil agulhas. Ela dança para o príncipe. Dança, dança, até cair morta no chão. E o príncipe logo após se casa com a bailarina a qual se apaixonou primeiramente.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, adorei a historia. Realmente bem diferente da que estamos acostumados. Mas que tal melhorar seus textos com medidas muito simples como revisar o que escreve ou até mesmo pedir para que outras pessoas corrijam? Você só tem a ganhar com isso >_<

    ResponderExcluir
  6. Tipo, eu preferia ter continuado com sereia...

    ResponderExcluir
  7. A Disney pegou essas histórias e quis levar pro público infantil, assim levariam mais audiência pois as crianças iam ficar muito atraídas pelos finais felizes.

    ResponderExcluir
  8. A Disney pegou essas histórias e quis levar pro público infantil, assim levariam mais audiência pois as crianças iam ficar muito atraídas pelos finais felizes.

    ResponderExcluir