quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Centimanos

Na Mitologia Grega os Centimanos, também conhecidos como Hecatônquiros, eram gigantes que possuíam cem mãos, e eram irmãos dos Titãs e Ciclopes.


Eles eram três gigantes de uma força incrível e grande ferocidade, que superaram todos os Titãs, e em algumas historias, também possuíam cinqüenta cabeças, e se tornaram guardiões do tártaro morando em palácios no rio Oceanus, logo após que derrotaram os Titãs, sendo ordenados por Zeus.


De acordo com algumas lendas, eles eram filhos de Gaia e Urano, e foram assim, uma das primeiras criaturas a surgir, mas não são conhecidos popularmente como outras criaturas. Seus nomes foram Aigaion (Αἰγαίων),podendo ser traduzido como ‘’a cabra do mar’’, Cottus (Κόττος), o ‘’atacante’’ ou o ‘’furioso’’, e Gyges (Γύγης), a ‘’grande donzela’’. Também eram atribuídos a grandes fenômenos da natureza, como tremores, terremotos e grandes ondas do mar.




Quando nasceram, os Centimanos foram jogados pelo seu pai Urano nas profundezas do Tártaro, por que, segundo ele, eram monstros terríveis. Em outra versão, Urano ao ver tais criaturas nascendo, empurrou-os de volta ao ventre de Gaia causando-lhe uma grande dor.

Um Centimano aparece na saga Percy Jackson, que foi preso no Labirinto da obra “A batalha do Labirinto’’.

Dedicação de postagem: Tulio Sujo

5 comentários:

  1. obrigado pela homenagem cara
    tamo junto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom esse site. Nota 10. Muito bom viajar por mitologias, principalmente a grega. Esse personagem não é tão famoso, mas foi fundamental na vitória sobre a Banda Os Titãs. Depois dessa, nunca mais eles emplacaram um novo sucesso. Com certeza, algo que os antigos gregos olharam, não compreenderam e representaram como monstro múltiplo, que aliás está presente em outras civilizações.
      William Moraes Correa

      Excluir
    2. Mas, "cabra do mar"? Que tradução... por que cabra? E "grande donzela"? Hum! sei não... esse personagem, aí desmunheca bonito. E esse Percy Jackson é uma mala sem alça nem rodinha.

      William, o Gostoso.

      Excluir
  2. esse bixo ta no god of war assencion...

    ResponderExcluir