sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ciclopes

Na mitologia grega e posteriormente romana, os Ciclopes são criaturas gigantes semelhantes aos ogros, porem, tem uma característica marcante, possuem apenas um olho, por isso vem o seu nome, do grego, que significa olho redondo.






Eram membros de uma raça primordial de gigantes que podem ser divididos em duas gerações, a velha (primeira geração) e a jovem (nova geração).



Podem ser comparados com os Ogros, pois viviam nas montanhas, muitas vezes sozinhos, eram ignorantes e com pouca inteligência, geralmente capturavam humanos para se alimentar e bagunçavam as pequenas vilas.


A construção de grandes monumentos, acrópoles e colossais foram atribuídas aos ciclopes, pois, Após a ”Idade das Trevas”, quando Helenos olhavam com admiração para os grandes blocos vestidos, conhecidas como estruturas ciclópicas que tinha sido usada em alvenaria micênica, eles concluíram que somente os ciclopes tinham a combinação de habilidade e força para construir tais monumentos.





Ciclopes são bastante comuns em filmes e series sobre mitologia, como um dos exemplos são os ciclopes que aparecem no seriado e jogo de Xena A princesa guerreira e no clássico Ulysses.