quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Barba Azul



O Barba Azul é um conto literário Frances escrito por Charles Perrault, em suas versões ele não foi muito amenizado, e continua com seu tom original até hoje.
A história trata-se de um assassino em série, que tem o habito de matar todas as suas esposas.

Espalhando-se como um conto de fadas, o conto do Barba Azul foi inspirado em um aristocrata do século XV chamado Gilles de Rais, que ficou conhecido por lutar ao lado de Joana D’Arc, torturar e estuprar um grande numero de mulheres e crianças.
 Barba Azul era um aristocrata imensamente rico, temido e evitado por muitas pessoas por sua aparência feia, principalmente pela grande barba azul. Ele foi casado diversas vezes, e ninguém sabia o que tinha acontecido com suas esposas, e por isso, era mais evitado ainda pelas mulheres do local.

Toda vez que Barba Azul visita seus vizinhos, a procura de uma nova esposa, as garotas sempre se apavoram e cada uma tenta o passar para outra. Quando conhece alguma família que tenha varias filhas, ele sempre convence a mais nova de fazer uma visita em seu castelo, oferecendo primeiramente um enorme e delicioso banquete, e logo após, as convence de casar-se com ele.

Então, Barba Azul arranja uma esposa, uma moça jovem com quem oferece as mesmas coisas, e tendo a convencido, se casaram, e moraram juntos durante pouco tempo, até que um dia ele anuncia que deve deixar o país por um tempo e entrega todas as chaves do seu castelo para a esposa, e diz para ela que tem o direito de se divertir com todos os tesouros dos cômodos, mas ela não pode abrir uma porta, uma porta que tem uma chave sublinhada, e que ficava em uma sala embaixo do castelo, e avisa que ela não pode entrar nesta sala por qualquer circunstância.

A esposa do Barba Azul jura que nunca entrará naquele quarto, e assim, ele vai embora e deixa sua residência nas mãos da esposa. A moça se diverte muito, mas no dia em que resolve fazer uma festa, sua curiosidade aumenta muito, então ela é superada pelo desejo de ver o quarto proibido, pega a chave e resolve abrir apesar das advertências de sua irmã.

Chegando lá, ao abrir a porta se depara com o cenário mais macabro que poderia imaginar, todas as esposas do Barba Azul estavam mortas, e seus cadáveres estavam pendurados em ganchos presos as paredes e teto, o quarto estava todo manchado de sangue, e horrorizada deixa a chave cair no chão em uma poça de sangue, depois recolhe a chave ainda em choque mas não a lava.

Quando volta, chama sua irmã e conta o segredo de Barba Azul, e ambas planejam deixar o castelo pela manhã, mas inesperadamente, ao amanhecer, Barba Azul volta para casa, e pede seu molho de chaves de volta, quando ela o entrega ele percebe que ela quebrou o voto de confiança, e abriu o quarto proibido, vendo assim a chave manchada de sangue.

Barba Azul fica furioso e a ameaça de cortar sua cabeça imediatamente, mas ela o implora para fazer suas ultimas preces e corre com sua irmã para a torre mais alta do castelo, onde se trancam, esperando seus irmãos chegar, enquanto isso Barba Azul pega sua espada e começa a bater na porta para arrombar, percebendo assim que tem as chaves, ele abre a porta e quando esta prestes a dar seu golpe final, os irmãos das garotas chegam e matam Barba Azul.

Ele não deixa herdeiros, mas sua esposa herda toda sua grande fortuna, e divide com seus irmãos.


18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Linda essa menina Mariana Denvis, não?

      A estória: Até ai, tudo bem! O que as autoridades não fizeram, os irmãos da moça deram cabo. Cacete nesse safado assassino. E espero que tenham matado também o sacanildo do Gilles de Rais Giletetão.

      Não confundir Barba Azul com o pirata Barba Negra, hein?

      William Sem Barba

      Excluir
  3. eh mas hj em dia esta mais amena,poia a moça abre o quarto secreto e encontra todas as esposas vivas trancadas...e quando o barba azul é morto as esposas dividem a fortuna casam-se de novo e sao felizes para sempre...kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Ficou sem graça essa parte das esposas vivas. Tira o clímax da estória.

      William Eu

      Excluir
  4. eh mas hj em dia esta mais amena,poia a moça abre o quarto secreto e encontra todas as esposas vivas trancadas...e quando o barba azul é morto as esposas dividem a fortuna casam-se de novo e sao felizes para sempre...kkkk

    ResponderExcluir
  5. eu odeio as historias hoje em dia ,antigamente era mais realista. Por causa dos finais felizes menininhas de juízo fraco ficam esperando o príncipe encantado e acham que dependem somente dele pra viver e que tudo vai ser um conto de fadas e vai viver felizes para sempre ,isso torna nossas crianças muito dependente dos homens sendo que já estamos no século XI o sexo masculino não pode mais ser considerado superior ao sexo feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, em pleno século XXI, as meninas não podem depender dos meninos, etc. Mas, não era bem esse o sentido dos contos. E atualmente o que vigora é o apelo comercial. A maioria dos contos virou sucesso absoluto de vendas.

      William comercializando

      Excluir
  6. Sem falar que muitos contos eram horrendos, bizarros e/ou sem sentido algum.

    William Buscando o Sentido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro que nosso querido Willian nao escreve um texto enorme bancando o intelectual absolutamente correto.

      Excluir