domingo, 17 de julho de 2011

Domovyk | Domovik | Domovoi


Domovyk, também chamado Domovik, Domovoj, Domovoi ou Domovoy, é um tipo de Pixie e também Duende do folclore eslavo, mais abrangente na Rússia e Ucrânia, que pode assombrar uma casa ou cuidar de seus habitantes, podendo ser um ancestral da família se movendo com a mesma de casa em casa.


Sua aparência é de um ser humanoide pequeno, velho, com mais de cem anos, tem o corpo coberto de pelos grisalhos, exceto ao redor dos olhos e nariz. Alguns possuem chifres e cauda, mas muitas vezes podem mudar sua forma, e podem se assemelhar aos habitantes da casa ou animais domésticos, eles são muito tranquilos e não incomodam ninguém, a não ser que a casa onde vivem esteja suja e bagunçada, também não gostam de espelhos. 


Um Domovyk pode ser considerado um espírito do lar, principalmente na Rússia, onde a chegada do Cristianismo no final do século X, estes antigos deuses do lar, equivalentes a Hestia grega, tornaram-se perigosos e foram substituídos por duendes. Como os antigos deuses do fogo, os Domovyks continuam sendo importantes em lugares que tem lareiras (chaminés), uma das únicas maneiras de antigamente para aquecer os eslavos do frio.


Se houver crianças em casa, o Domovyk irá garantir que elas durmam sem ter pesadelos, consegue também prever o futuro, especialmente o infortúnio, assim como a Banshee, dando gritos, seus soluços representam a morte de alguém na casa, e se ele sorri, prevê bons tempos.



A Ucrânia considera o Domovyk como o espírito domestico, que vive em lugares das casas como lareiras e perto dos fogões, como todo duende, ele também gosta de fazer travessuras, principalmente com os vizinhos, roubando objetos, escondendo chaves, atrapalhando o sono e etc.


Pessoas que conseguem ver o Domovyk em casa costumam os chamar de um jeito amoroso, como vovô ou senhor, mas não são todas as pessoas da família que conseguem ver, por isso, deixam alimento para ele durante a noite, tal como um copo de leite e biscoitos e botas de pano vermelhas penduradas no pátio é outra forma de homenagear um Domovyk.


Na Polônia, depois de uma mudança, as pessoas colocam pedaços de pão e sal embrulhados em um pano branco para que os Domovyks possam vir e se instalar na nova casa. Para se livrar de um Domovoi rival, é preciso bater nas paredes com um feixe gritando ”avô Domovoi me ajude a achar e expulsar o intruso!”

Quando se ouve um bebê chorar, sem existirem bebês humanos dentro de casa, o que você estará ouvindo é um Domovoi bebê, neste caso, cubra o local de onde vem a voz com um lenço, e a mãe da criança lhe dará a resposta de qualquer pergunta, contanto que você não remova o tecido do bebê.



Se um membro da casa desagradar um Domovyk, o pior castigo que ele pode dar é provocar Poltergeist e um grande incêndio.

Existem outros tipos de Domovyks, e cada qual tem seu próprio domínio de pequeno porte: os vizinhos Chlevnik, que vivem no celeiro, os Bannik, que vivem no banheiro, e os Ovinnik, que vivem na cozinha.



Dedicação de Postagem: De aniversário para Zélia Farias!. =D  mia madre

10 comentários:

  1. Pelos poderes de São Cipriano e das três malhas pretas que vigiam São Cipriano (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) vai morrer agora urgente, quero que você (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra de rasto, andando, correndo, desesperada, louca para se matar o mas rápido possível. São Cipriano eu terei esse poder que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra e deixe de uma vez definitivamente de viver e deixe, amigos, casas e família, para assumir que vai se matar. São Cipriano faça com que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra urgente ainda hoje e agora desejando morrer o mais rápido (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) se mate muito rápido, quero que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) tenha a certeza que vai se matar e que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) não possa mas viver e tenha a certeza que é melhor se matar, e tenha sempre a imagem da morte em seu pensamento em todos os momentos de sua vida, agora com quem estiver, onde estiver (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) será arrancada daí, porque o pensamento dela está em se matar que não coma, não durma, não consiga trabalhar e se mate. São Cipriano faça (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) se matar, que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) sinta ódio e nojo e rejeite outras pessoas que tiverem interesse nela, para dedicar em se matar e que se mate ainda hoje, pois somente a morte vai querer, que tenha tesão somente por morrer e que seu corpo seja morto, que só tenha paz se estiver morto. Agradeço São Cipriano por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome publicando essa oração sete vezes seguidas em troca de matar definitivamente (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) e se mate o mas rápido possível. Peço isso aos poderes das três malhas pretas que vigiam São Cipriano. Assim Será, Assim Será, Assim está feito e jamais será desfeito. AMÉM, AMÉM, AMÉM.

    ResponderExcluir
  2. Pelos poderes de São Cipriano e das três malhas pretas que vigiam São Cipriano (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) vai morrer agora urgente, quero que você (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra de rasto, andando, correndo, desesperada, louca para se matar o mas rápido possível. São Cipriano eu terei esse poder que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra e deixe de uma vez definitivamente de viver e deixe, amigos, casas e família, para assumir que vai se matar. São Cipriano faça com que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra urgente ainda hoje e agora desejando morrer o mais rápido (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) se mate muito rápido, quero que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) tenha a certeza que vai se matar e que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) não possa mas viver e tenha a certeza que é melhor se matar, e tenha sempre a imagem da morte em seu pensamento em todos os momentos de sua vida, agora com quem estiver, onde estiver (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) será arrancada daí, porque o pensamento dela está em se matar que não coma, não durma, não consiga trabalhar e se mate. São Cipriano faça (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) se matar, que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) sinta ódio e nojo e rejeite outras pessoas que tiverem interesse nela, para dedicar em se matar e que se mate ainda hoje, pois somente a morte vai querer, que tenha tesão somente por morrer e que seu corpo seja morto, que só tenha paz se estiver morto. Agradeço São Cipriano por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome publicando essa oração sete vezes seguidas em troca de matar definitivamente (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) e se mate o mas rápido possível. Peço isso aos poderes das três malhas pretas que vigiam São Cipriano. Assim Será, Assim Será, Assim está feito e jamais será desfeito. AMÉM, AMÉM, AMÉM.

    ResponderExcluir
  3. Pelos poderes de São Cipriano e das três malhas pretas que vigiam São Cipriano (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) vai morrer agora urgente, quero que você (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra de rasto, andando, correndo, desesperada, louca para se matar o mas rápido possível. São Cipriano eu terei esse poder que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra e deixe de uma vez definitivamente de viver e deixe, amigos, casas e família, para assumir que vai se matar. São Cipriano faça com que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra urgente ainda hoje e agora desejando morrer o mais rápido (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) se mate muito rápido, quero que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) tenha a certeza que vai se matar e que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) não possa mas viver e tenha a certeza que é melhor se matar, e tenha sempre a imagem da morte em seu pensamento em todos os momentos de sua vida, agora com quem estiver, onde estiver (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) será arrancada daí, porque o pensamento dela está em se matar que não coma, não durma, não consiga trabalhar e se mate. São Cipriano faça (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) se matar, que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) sinta ódio e nojo e rejeite outras pessoas que tiverem interesse nela, para dedicar em se matar e que se mate ainda hoje, pois somente a morte vai querer, que tenha tesão somente por morrer e que seu corpo seja morto, que só tenha paz se estiver morto. Agradeço São Cipriano por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome publicando essa oração sete vezes seguidas em troca de matar definitivamente (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) e se mate o mas rápido possível. Peço isso aos poderes das três malhas pretas que vigiam São Cipriano. Assim Será, Assim Será, Assim está feito e jamais será desfeito. AMÉM, AMÉM, AMÉM.

    ResponderExcluir
  4. Pelos poderes de São Cipriano e das três malhas pretas que vigiam São Cipriano (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) vai morrer agora urgente, quero que você (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra de rasto, andando, correndo, desesperada, louca para se matar o mas rápido possível. São Cipriano eu terei esse poder que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra e deixe de uma vez definitivamente de viver e deixe, amigos, casas e família, para assumir que vai se matar. São Cipriano faça com que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra urgente ainda hoje e agora desejando morrer o mais rápido (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) se mate muito rápido, quero que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) tenha a certeza que vai se matar e que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) não possa mas viver e tenha a certeza que é melhor se matar, e tenha sempre a imagem da morte em seu pensamento em todos os momentos de sua vida, agora com quem estiver, onde estiver (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) será arrancada daí, porque o pensamento dela está em se matar que não coma, não durma, não consiga trabalhar e se mate. São Cipriano faça (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) se matar, que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) sinta ódio e nojo e rejeite outras pessoas que tiverem interesse nela, para dedicar em se matar e que se mate ainda hoje, pois somente a morte vai querer, que tenha tesão somente por morrer e que seu corpo seja morto, que só tenha paz se estiver morto. Agradeço São Cipriano por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome publicando essa oração sete vezes seguidas em troca de matar definitivamente (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) e se mate o mas rápido possível. Peço isso aos poderes das três malhas pretas que vigiam São Cipriano. Assim Será, Assim Será, Assim está feito e jamais será desfeito. AMÉM, AMÉM, AMÉM.

    ResponderExcluir
  5. Pelos poderes de São Cipriano e das três malhas pretas que vigiam São Cipriano (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) vai morrer agora urgente, quero que você (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra de rasto, andando, correndo, desesperada, louca para se matar o mas rápido possível. São Cipriano eu terei esse poder que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra e deixe de uma vez definitivamente de viver e deixe, amigos, casas e família, para assumir que vai se matar. São Cipriano faça com que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra urgente ainda hoje e agora desejando morrer o mais rápido (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) se mate muito rápido, quero que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) tenha a certeza que vai se matar e que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) não possa mas viver e tenha a certeza que é melhor se matar, e tenha sempre a imagem da morte em seu pensamento em todos os momentos de sua vida, agora com quem estiver, onde estiver (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) será arrancada daí, porque o pensamento dela está em se matar que não coma, não durma, não consiga trabalhar e se mate. São Cipriano faça (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) se matar, que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) sinta ódio e nojo e rejeite outras pessoas que tiverem interesse nela, para dedicar em se matar e que se mate ainda hoje, pois somente a morte vai querer, que tenha tesão somente por morrer e que seu corpo seja morto, que só tenha paz se estiver morto. Agradeço São Cipriano por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome publicando essa oração sete vezes seguidas em troca de matar definitivamente (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) e se mate o mas rápido possível. Peço isso aos poderes das três malhas pretas que vigiam São Cipriano. Assim Será, Assim Será, Assim está feito e jamais será desfeito. AMÉM, AMÉM, AMÉM.

    ResponderExcluir
  6. Pelos poderes de São Cipriano e das três malhas pretas que vigiam São Cipriano (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) vai morrer agora urgente, quero que você (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra de rasto, andando, correndo, desesperada, louca para se matar o mas rápido possível. São Cipriano eu terei esse poder que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra e deixe de uma vez definitivamente de viver e deixe, amigos, casas e família, para assumir que vai se matar. São Cipriano faça com que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra urgente ainda hoje e agora desejando morrer o mais rápido (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) se mate muito rápido, quero que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) tenha a certeza que vai se matar e que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) não possa mas viver e tenha a certeza que é melhor se matar, e tenha sempre a imagem da morte em seu pensamento em todos os momentos de sua vida, agora com quem estiver, onde estiver (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) será arrancada daí, porque o pensamento dela está em se matar que não coma, não durma, não consiga trabalhar e se mate. São Cipriano faça (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) se matar, que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) sinta ódio e nojo e rejeite outras pessoas que tiverem interesse nela, para dedicar em se matar e que se mate ainda hoje, pois somente a morte vai querer, que tenha tesão somente por morrer e que seu corpo seja morto, que só tenha paz se estiver morto. Agradeço São Cipriano por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome publicando essa oração sete vezes seguidas em troca de matar definitivamente (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) e se mate o mas rápido possível. Peço isso aos poderes das três malhas pretas que vigiam São Cipriano. Assim Será, Assim Será, Assim está feito e jamais será desfeito. AMÉM, AMÉM, AMÉM.

    ResponderExcluir
  7. Pelos poderes de São Cipriano e das três malhas pretas que vigiam São Cipriano (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) vai morrer agora urgente, quero que você (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra de rasto, andando, correndo, desesperada, louca para se matar o mas rápido possível. São Cipriano eu terei esse poder que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra e deixe de uma vez definitivamente de viver e deixe, amigos, casas e família, para assumir que vai se matar. São Cipriano faça com que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) morra urgente ainda hoje e agora desejando morrer o mais rápido (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) se mate muito rápido, quero que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) tenha a certeza que vai se matar e que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) não possa mas viver e tenha a certeza que é melhor se matar, e tenha sempre a imagem da morte em seu pensamento em todos os momentos de sua vida, agora com quem estiver, onde estiver (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) será arrancada daí, porque o pensamento dela está em se matar que não coma, não durma, não consiga trabalhar e se mate. São Cipriano faça (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) se matar, que (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) sinta ódio e nojo e rejeite outras pessoas que tiverem interesse nela, para dedicar em se matar e que se mate ainda hoje, pois somente a morte vai querer, que tenha tesão somente por morrer e que seu corpo seja morto, que só tenha paz se estiver morto. Agradeço São Cipriano por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome publicando essa oração sete vezes seguidas em troca de matar definitivamente (JOSÉ EDUARDO PECORARO JÚNIOR) e se mate o mas rápido possível. Peço isso aos poderes das três malhas pretas que vigiam São Cipriano. Assim Será, Assim Será, Assim está feito e jamais será desfeito. AMÉM, AMÉM, AMÉM.

    ResponderExcluir
  8. SANGUE DE JESUS TEM PODER ! E MANDE DE VOLTA ESTE SER DAS TREVAS DE VOLTA PARA O INFERNO DE ONDE SAIU * QUE TODO O MAL QUE DESEJA PARA AS OUTRAS FORAM E ESTEJAM REPRENDIDO PARA SEMPRE EM NOME DE JESUS CRISTO !SANGUE DE JESUS TEM PODER POIS JÁ ESTA REPRENDIDO EM NOME DO SENHOR!

    ResponderExcluir
  9. EM NOME DE JESUS QUE TODO O MAL QUE O SER DAS TREVAS ESTEJA LANÇANDO CONTRA ESSA PESSOA VOLTE EM DOBRO PARA O SER DAS TREVAS!👹👹👹👊👊👊

    ResponderExcluir