domingo, 17 de julho de 2011

Rusalkas




No Folclore Eslavo, as Rusalkas são os fantasmas das meninas ou jovens mulheres que se afogaram. Podem ser semelhantes às Ninfas, Sereias, Fadas e Banshees.


Elas moram no fundo dos rios onde morreram e a noite, quando a lua esta brilhando, elas saem do fundo da água, dançam, rodopiam, cantam, pulam e mergulham nos rios, se penduram nas arvores e se divertem de outras maneiras. Elas convidam os ‘Poterchats’ crianças que morreram sem batismo para socializar e brincar. Rusalkas não tem alma, só coração.



Rusalkas tem cabelo verde ou dourado, possuem a pele pálida e translucida, sua forma é de uma bela donzela nua, em forma e com cintura fina, não possui calda de peixe como series e tritões. Seus olhos são encantadoramente escuros e profundos, algumas usam coroas de flores feitas de caniço e suas rainhas usam grinaldas de lírios da água. 


Seu cabelo sempre aparece molhado, e não poderia viver muito tempo em terra firme, apenas se estivesse segurando seu pente que lhe da o poder de fornecer água para deixar seus cabelos, pois, de acordo com algumas lendas, se o cabelo de uma Rusalka secar, ela morrerá.


As mulheres que se suicidam em rios por terem sido abandonadas por seus amantes, ou por terem engravidado antes do casamento e se matam, tornam-se a versão fantasmagórica das Rusalkas, assombrando os lugares em que morreram e atraindo as pessoas com suas vozes ou cestas de frutas para poder afogá-las. 


As Rusalkas também podem vir dos bebês que morreram sem batismo, que foram afogados por suas mães solteiras. As Rusalkas bebês ficam vagando pelas florestas e chorando nos rios para que sejam batizados ate que possam ter paz.


Se acontecer de alguém topar com uma Rusalka, corre o risco de não voltar nunca mais para casa, se não correr depois de ouvi-las ou vê-las imediatamente, elas começam a seduzir e cercar uma pessoa, dançando o tempo todo e cantando com seu encanto letal, depois fazem cócegas ate a morte, e por fim, levam para o fundo do rio e afogam.

Durante a semana das Rusalkas, em uma quinta-feira chamada Velykden, as pessoas Ucranianas não costumam trabalhar para não atormentar as Rusalkas que vivem perto de suas casas que ficam próximas aos lagos e rios, se elas ficam com raiva de alguma pessoa, causam danos as plantações e animais. 


Na quinta-feira Velykden, as meninas também costumam fazer simpatias, levando absinto e alho, secretamente para os lagos da floresta, e fazem grinaldas com as plantas para perguntar para as grinaldas se vão se casar com homens ricos, e também, a partir daquele dia, tais meninas não devem nadar até o verão, pois serão afogadas pelas Rusalkas para também se tornarem uma.


As amigas das Rusalkas são chamadas Mavkas, também seres mágicos que vivem nas árvores.


Um comentário: