sexta-feira, 11 de maio de 2012

Hator | Sekhmet



Hator - deusa do amor, música, dança com chifres de vaca e disco solar na cabeça.

Hator era a deusa da alegria, da maternidade e do amor, protetora de todas as mulheres. Ela também era a deusa da música e da dança. Mulheres mortas foram identificadas com Hathor, já os homens foram identificados com Osíris. Ela tem um disco do sol sobre sua cabeça e chifres de vaca. Às vezes ela tinha orelhas de vaca ou era uma vaca inteira.


Mas ela tinha outro lado também, como Sekhmet, o olho de Rá, a deusa do sol destrutivo. Os egípcios sabiam que o sol trazia de volta a vida, mas eles também sabiam que o Sol poderia matar.

Sekhmet - deusa do sol - mulher com de cabeça de Leão.

, o Deus do sol, estava irritado com a humanidade, porque eles riram dele. Ele disse que iria enviar para baixo sua raiva como Sekhmet, o olho de Rá. Ela foi para a terra, matando homens para beber seu sangue, e  começou a assustar Rá, que só queria punir a humanidade, não destruí-los totalmente. Então ele pegou uma grande garrafa de vinho semelhante ao sangue.

Quando Sekhmet viu a cerveja, pensou que era sangue, e bebeu tudo, ficando logo embriagada e foi dormir. Quando acordou, Rá impediu que ela matasse toda humanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário