terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Belsnickel

Belsnickel ou Pelznickel é também conhecido como o Papai Noel do Mato. Uma criatura assustadora do folclores germânico que está associada com os ajudantes do Papai Noel.

O Belsnickel tem esse nome por usar peles de bichos como vestimenta, em alemão antigo Bels significa couro de animais, e nickel significa esfolado.

Ele aparece duas vezes no mês de Dezembro, no dia 6, que é o dia de São Nicolau, e na véspera de Natal, dia 24, onde acompanha o bom velhinho para presentear ou punir as crianças mal criadas.

Sua aparência é de um velho barbudo com a face deformada e muito sujo, que se traja com couro de animais esfolado, mato, folhagem morta, e até teias de aranha.

Na cabeça usa chifres de boi, veado, cervos e até mesmo galhos de árvore, onde pendura correntes e chupetas de crianças que já capturou. Nas costas carrega um enorme saco com muitos doces natalinos, panetones, nozes, castanhas e outras frutas

Em uma das mãos leva uma cesta cheia de doces e nozes, na outra um chicote para punir aqueles que não se comportaram durante o ano.

O Belsnickel está entre os ajudantes ou acompanhantes ''malvados'' do Papai Noel, entre eles o Krampus e o Hans Trapp.

No Brasil ele é conhecido como Pelznickel ou Papai Noel do Mato, muito conhecido no estado de Santa Catarina principalmente na cidade Guabiruba, onde existe um festival onde várias pessoas se fantasiam de Pelznickel para assustar as crianças na época de natal.



A versão que temos aqui é rural, e é mais parecida com o Krampus, por ter uma aparência mais demoníaca e grotesca. A versão alemã é menos animalesca e mais urbana, tem a forma de um velho com o rosto deformado e coberto por uma longa barba, e usa roupas de retalho sujo.

Na véspera de Natal as crianças mais levadas podem sentir a chegada do Belsnickel, logo ao anoitecer podem ouvi-lo murmurar ou arrastar correntes, e logo sentem em suas costas a dor causada pelo seu chicote, ficam marcados por 2 semanas.

Quando encontra as crianças mais levadas, abre seu saco gigantesco com doces, nozes e bolos de frutas, então espalha tudo pelo chão, deixando as crianças encantadas, enquanto estão distraídas, começam a levar uma surra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário