quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

La Befana - A Bruxa do Natal

 La Befana é a Bruxa do Natal do folclore Italiano. Conhecida por sair nos últimos dias de natal voando numa vassoura velha e entrando pelas chaminés como o Papai Noel para distribuir presentes para as crianças bem comportadas, e carvão para os mal criados.

La Befana está associada a celebração da Epifania, que é como é chamada a chegada dos Três Reis Magos a Belém. É a época tradicional para as pessoas marcarem o fim dos dias sombrios do inverno e celebrar o crescimento da luz do sol

Diz a lenda que os Três Reis Magos estavam perdidos, e encontraram uma velha viúva varrendo sua casa, perguntando-a sobre o caminho a cidade de Belém. 

A Befana os disse para seguir uma estrela em comum, e perguntada por eles se poderia os acompanhar, ela recusou, pois disse que tinha muito trabalho doméstico a fazer.


Quando percebeu que havia perdido a oportunidade de conhecer o filho de Deus, La Befana se arrependeu, e em vez de usar a vassoura para limpar, saiu voando pelos ares procurando os Reis Magos, mas nunca os encontrou e começou a vagar pela Itália. 

A cada Epifania, La Befana imita os Reis Magos ao distribuir presentes para as crianças. E punir os que eram mais levados com pedaços de carvão ou dentes de alho.

Além de ter uma aparência de velha, a italiana La Befana não é tão assustadora quanto algumas outras lendas do Natal europeias. Ela foi registrada historicamente em 1549, pelo poeta italiano Agnolo Firenzuola. No Poema, La Befana foi retratada como uma mulher velha e feia. Ela voou em sua vassoura nas noites entre 5 e 6 de janeiro. Ela pousava nos telhados das casas e, como o Papai Noel, entrava nelas pela chaminé, deixando velas e presentes para os bons meninos e carvão para os maus. Se fossem sábios, os pais de família também fariam a La Befana uma oferta de bolos e vinho.

Originalmente, o carvão deixado pela Befana não seria com intuito de punição, mas representa o poder de purificação do fogo da Epifania.

3 comentários:

  1. Bom conteúdo, cara... vim pela lenda do Shirime kk não conhecia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Cara, não para de postar, por favor! Desde o antigo MedoB (quando postavam creepypastas e tal) eu não acho um site tão legal, sem contar o tanto de informação que tem aqui de todos os lugares do mundo. Muito f0d4 cara, to presa aqui tem horas! kkkk

    ResponderExcluir