quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Madelon e a Rosa de Natal


Lenda: Madelon e a Rosa de Natal

A lenda cristã da Rosa de Natal conta a história de como uma jovem camponesa chamada Madelon, através de seu amor e devoção, veio dar ao bebê Jesus um presente mais precioso do que ouro, incenso ou mirra.

A Rosa de Natal é na verdade uma erva perene que cresce nas montanhas frias e nevadas dos vales altos em toda a Europa. As flores são brancas e em forma de estrela com uma ponta rosa. Também é conhecida como a Rosa da Neve ou Rosa de Inverno, pois ela floresce no inverno, quando a maior parte da vegetação está adormecida e coberta pela neve.

A lenda conta que quando os pastores, enquanto observavam seus rebanhos, foram visitados por um anjo que estava conduzindo os Reis Magos ao local de nascimento de Jesus. O anjo contou-lhes sobre o nascimento de Jesus, que seria conhecido como o Príncipe da Paz, o Rei dos Reis e o Salvador do seu povo. Cheios de alegria, os pastores deixaram seus rebanhos para visitar o novo rei, levando-lhe os presentes que podiam e estavam de acordo com seu status, como mel, frutas e pombas brancas como a neve.


Naquela fria noite de inverno, quando Jesus nasceu, os pastores não eram os únicos na encosta de seus rebanhos. Uma jovem pastora, chamada Madelon, também estava cuidando do rebanho de sua família e testemunhou a chegada do Anjo e dos Magos e ouviu o que o Anjo disse aos pastores.

Ao ouvir as notícias, o coração da jovem ficou cheio de amor, devoção e cheio de fé. De longe, ela seguiu o Anjo, os Magos e os pastores até o estábulo onde Jesus estava na manjedoura, cuidado por Maria e José.


Ela viu quando eles entraram no estábulo e os magos colocaram seus maravilhosos presentes de ouro, mirra e incenso diante do menino Jesus. Ela observou como os pastores davam seus presentes de mel, frutas e pombas brancas. Percebendo que ela não tinha nada para dar, correu de volta para a encosta para tentar encontrar flores que pudesse colocar diante dele.

Não encontrando nada na encosta coberta de neve, ficou cheia de vergonha e desespero, começando a chorar. Enquanto ela chorava, suas lágrimas caíram pelo rosto no chão nevado ao redor dela. Vendo isto do alto o Anjo desceu e tocou o chão e um arbusto das Rosas de inverno mais bonitas brotou aos pés dela.

O Anjo lhe disse: "Nenhum ouro, incenso ou mirra, é tão precioso, é tão apropriado para o Príncipe da Paz, como essas flores puras que nascem das imaculadas lágrimas de amor, fé e devoção".


Um comentário: