terça-feira, 18 de dezembro de 2018

O Gato do Natal (Jólakötturinn)



Jólakötturinn ou simplesmente O Gato do Natal (ou Gato do Yule em Islandês), é um monstro de natal originada da Islândia.


Antigos agricultores contavam a história da besta perversa que costumava atacar pessoas no Natal, ele tinha um formato de um gato preto gigantesco, do tamanho de uma cabana ou até maior.



Fogueiras eram acendidas na noite de Natal para espantar o Gato do Yule, que miava no escuro a procura de carne para se alimentar.



Ele escolhia principalmente pessoas com roupas velhas e sujas, o que com o cheiro forte o atraia e assim ele as devorava rasgando sua carne com garras afiadíssimas.



Por causa disso os camponeses começaram a incentivar as crianças e outros adultos a trabalhar duro antes do natal, para que toda lã fosse colhida e assim terem roupas novas para vestir no dia de Yule, assim evitaria que o Gato do Natal as devorassem.

A lenda do felino gigante tornou as pessoas da Islândia mais solidárias até hoje, pois ensina as crianças a doar roupas novas para aqueles que são necessitados.

Decoração de Natal da Islândia


Com o passar dos anos, o Gato do Natal passou a ser associado com outras lendas natalinas, sendo o gato de estimação de uma giganta chamada Grýla, por isso teria um tamanho avantajado.

Em algumas versões ele seria o gato dos Yule Lads, Lutins ou Trolls do Natal, também populares na Islândia antes mesmo da existência do Papai Noel.



Um comentário: