terça-feira, 22 de maio de 2018

Escorpião




A constelação de Scorpius é também um dos signos do zodíaco do elemento Água. É representado como o próprio nome diz, um escorpião.
Na mitologia grega, Scorpius foi um escorpião gigante criado pela mãe terra Gaia, e vivia sob o comando dos deuses. A lenda da criação da constelação de Escorpião está diretamente associada com Órion, um caçador gigante que teve ligação com a criatura.



Segundo a mitologia, Órion era amante da deusa Ártemis por quem era loucamente apaixonado. Ele irritou os deuses, se gabando que poderia caçar e iria matar todos os tipos de criaturas vivas na terra, causando a ira de Apolo, irmão ciumento de Ártemis, e da deusa da terra Gaia, por motivos óbvios. Para ler mais sobre a constelação de Órion clique aqui.



Como punição ao seu orgulho, o escorpião gigante foi enviado para caçar Órion, após uma longa perseguição, foi picado e envenenado. Artemis vendo seu amado moribundo, implorou para que Zeus o salvasse, pois ele estaria sendo conduzido ao Tártaro junto ao seu cachorro Sírius. Zeus observando todo ocorrido, decidiu colocar Órion e Scorpius nos céus, como constelações mas bem afastados para que não lutassem no cosmos, representando assim sua perseguição.



Em outra versão, o Escorpião foi colocado como símbolo da raiva de Artémis, por ter sido quase violentada por Órion, assim ela teria enviado o enorme escorpião para que picasse o seu calcanhar matando-o.



A constelação de escorpião por algumas vezes também foi representada como Águias, Serpentes, ou até mesmo cada um deles devorando um escorpião, ou o encurralando, considerando o fato de que quando um escorpião é encurralado, ele se picaria cometendo suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário