terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Krampus


Krampus é um ser demoníaco que acompanha São Nicolau durante os dias de Natal, que enquanto crianças que se comportaram durante o ano recebem presente, as levadas e perversas são punidas por ele. É considerado o Anti-Papai Noel, veja também a variante ‘’Papai Noel do Mal’’.



A origem do Krampus é desconhecida, mas acredita-se que surgiu em algumas regiões da Europa, como na Áustria, mas predomina até hoje no Folclore Alpino, onde em algumas cidades dos Alpes, se realizam desfiles e concursos em eventos para eleger a melhor fantasia de Krampus. Nessas cidades também existe o costume de jovens se fantasiar de Krampus para assustar as pessoas na véspera de natal, carregando consigo correntes e sinos enferrujados para fazer barulho, e nos interiores acontecem casos de surras de verdade em crianças, especialmente meninas.

 

O Krampus é descrito como uma criatura bestial, um corpo semelhante ao de um demônio preto, com chifres e cascos de bode. Sua língua é enorme e ele pode esticar em duas vezes mais que o tamanho normal. Carrega correntes com sinos, e os balança dramaticamente. Ele leva ramos de bétula, e as vezes um saco ou uma bacia nas costas, o que dizem ser instrumentos de tortura para afogar as crianças ou um transporte para o inferno.




Depois de punir as crianças, e até as engolir, o Krampus desaparece por um ano.

No Brasil, o Krampus tem uma variante chamada Pensinique, mas sua aparência é diferente do Krampus, pois tem um cabelo de palha, e anda com sacos e roupas rasgadas.



A noite do Krampus é celebrada em 5 de Dezembro na Áustria e em outras partes da Europa, esse é o dia antecedente a noite de São Nicolau. 

Um Krampus é representado como um wesen na série Grimm, em um episódio especial de Natal.

Um comentário:

  1. Anos que estou dizendo que vou começar a assistir Grimm e ate hoje nada

    ResponderExcluir