A Porca dos Sete Leitões é uma criatura do folclore português. Chegou ao Brasil nos tempos coloniais. É um dos monstros mais temidos dos dias de Quaresma, principalmente nas regiões centrais e meridionais do Brasil.
Sua lenda conta que quando uma mulher interrompe sua gravidez por sete vezes propositalmente, ela é amaldiçoada e passa a se transformar numa enorme porca. Ela vem acompanhada por seus sete fetos, que se transformam em leitões, e assim perambulam nas noites de lua cheia.
É descrita como uma porca de tamanho avantajado, na época da Quaresma cria chifres como de um javali, e aparece com seus sete leitões em becos, encruzilhadas e praças de igrejas perseguindo homens casados que voltam para casa fora de hora e principalmente boêmios.
Seu grunhido alto talvez seja sua maior habilidade de assustar, pois é considerada um monstro quase inofensivo.
Ilustração por Dudu Torres |
A origem da lenda da Porca dos Sete Leitões vem de Portugal, conta-se que era uma baronesa muito rica que maltratava os escravos.
Ela teria engravidado e feito sete abortos, então foi amaldiçoada por um feiticeiro para que se transformasse numa Porca, acompanhada pelos sete leitões, e sua maldição seria desfeita até que encontrasse uma joia enterrada.
Assim ela passou o resto de sua vida farejando pelo mundo, a procura da tal joia, mas nunca encontrou.
Oi Erik! Onde você ouviu essa história?
ResponderExcluir