segunda-feira, 30 de junho de 2014

Fogo-fátuo


Fogo-fátuo é o nome dado a luzes misteriosas que aparecem à noite em locais sombrios (pântanos, cemitérios, rios e lagoas), normalmente vistas por viajantes que passam pelas estradas desertas.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Matinta Perêra


Matinta Perêra (com ou sem acento no ''e'') é uma criatura do folclore brasileiro, descrita como uma velha feiticeira que se transforma em uma ave soturna e em algumas versões outras criaturas como gatos pretos e até o Saci Pererê.

Quando chega a noite a Matinta Perera aparece geralmente como uma ave, também parecida com o corvo de pescoço mais longo, sobrevoando as vilas de interiores com um piado macabro e assustador cortando os sons da madrugada.

Seu assobio agudo perturba o sono das pessoas, é muito parecido com o da coruja rasga-mortalha. Ela pousa em sua forma de ave no muro, telhados e janelas das casas, assobiando e não para até que o morador se renda e lhe prometa tabaco.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Orbs


Orbs são esferas fosforescentes que aparecem normalmente em fotografias tiradas em lugares supostamente assombrados, são muito comuns em cemitérios, e aparecem mais a noite.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Shinigamis

Os Shinigamis são criaturas sobrenaturais do folclore japonês, são ceifadores e se assemelham com o Grim Reaper, ou comumente a Morte que nós conhecemos, porém, ela age sozinha, enquanto existem muitos Shinigamis.

A forma dos Shinigamis não é muito conhecida, pode variar de acordo com várias ilustrações antigas, pode aparecer como um esqueleto vestindo capuz, assim como a Morte tradicional, ou aparecer na forma de um deus, samurai, guardião portando armaduras, uma espada e uma foice, e pode aparecer como demônios deformados assustadores em algumas versões.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Mapinguari



Mapinguari é o nome dado a um monstro muito temido no folclore indígena, predominante na floresta amazônica.