terça-feira, 13 de março de 2018

Aquário



Aquarius é a constelação de Ganímedes, que deu origem ao signo Aquário no zodíaco. É representado por um belo príncipe desnudo derramando água de um jarro (ânfora). Seu elemento é a água.

Na mitologia grega, Ganímedes foi um príncipe troiano por quem Zeus se apaixonou. Foi capturado enquanto cuidava das ovelhas do seu pai, levado para o olimpo por apresentar uma beleza fora do comum. O rei dos deuses tomou a forma de uma gigantesca águia para leva-lo e transforma-lo no copeiro do olimpo, servindo mel, vinho e a ambrosia, o néctar da imortalidade.



Como compensação, Zeus ofereceu ao pai de Ganímedes um rebanho com os melhores cavalos da terra por ter levado seu filho embora e torna-lo um servo para o que desejasse.



Ganímedes substituiu a deusa Hebe, para a fúria da ciumenta Hera, que preferia a antiga serva, e foi expulso do olimpo quando se cansou de servir, jogava fora os restos de ambrosia dos deuses, as migalhas estariam caindo no mundo dos mortais, assim os homens começaram a ter acesso ao néctar da imortalidade.


Depois ele jogou fora toda água dos deuses, a lenda diz que toda a água caiu na terra, provocando chuvas inundantes por dias e noites, o que criou uma inundação maciça que cobriu o mundo inteiro.



Hera obrigou Zeus a castiga-lo, e como sua punição e também homenagem, o rei dos deuses o tornou imortal, colocando-o na constelação de Aquário.

Um comentário: