quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Comadre Florzinha / Cumade Fulozinha



Comadre Florzinha ou na linguagem popular (caipira) 'Cumade Fulozinha' e as vezes Maria Florzinha, é uma entidade sobrenatural do Folclore Brasileiro, muito popular no Nordeste, precisamente nos estados de Pernambuco e Paraíba.


Por vezes, essa assombração é tida como uma variação regional da Caipora ou do Curupira, mas há quem afirme que são entidades diferentes, mesmo com historias e 'poderes' semelhantes.

A 'Cumade Fulozinha' é descrita como uma índia baixa, pele morena e cabelos vermelhos, assim como seus olhos, que flamejam como um fogo vermelho, vive nas matas protegendo animais de caçadores que matam por diversão. Ela os castiga dando chicotadas com cipós, e até batendo com seus cabelos, que queimam ao encostar na pele, ela pode surrar com varas e soltar assovios ensurdecedores como os do Saci.



Para se livrar dos castigos de uma Maria Florzinha, deve se levar mingau, pacaia (fumo) e cachaça. Nunca se deve chamar pelo nome 'Cumade Fulozinha ou Maria Florzinha' numa noite no meio do mato, ela detesta e pode castigar mesmo aqueles que não fizeram algo contra os animais.



Algumas historias de pessoas mais antigas, afirmam que Comadre florzinha era uma menina que ficou órfã de mãe, e passou a viver com o pai bruto e alcoólatra, era muito agredida por ele, e sempre fugia para o mato, até que um dia ele a espancou, e quando desmaiada, enterrou-a viva no meio do mato. A alma da menina se tornou penada, e passou a assombrar as matas protegendo os animais desde então, sem descanso.

Mais informações sobre Comadre Florzinha, clique aqui 

10 comentários:

  1. NOTA: POPULAR NÃO SIGNIFICA QUE SEJA "CAIPIRA". OUTRA COISA: A COMADRE FLORZINHA (QUE INTIMIDADE, HEIN?) NUNCA FOI NEM A CAIPORA E MUITO MENOS O CURUPIRA (OU CURRUPIRA). ALÔ-ÔÔ!, CURRUPIRA É HOMEM. PODEM VER, PELO HISTÓRICO, QUE NADA TEM A VER COM OS OUTROS DOIS - A NÃO SER QUE SE TRATA DE UM SER INDÍGENA ( SE É QUE SEJA MESMO. PELAS ILUSTRAÇÕES, NÃO É) E QUE PROTEGE OS ANIMAIS. PORÉM, MALTRATAR PESSOAS INOCENTES SÓ POR QUE CHAMARAM O NOME? E ELA QUER SER CHAMADA COMO?ME POUPEM! ACIONEMOS OS PROTETORES DE LUZ QUE TAMBÉM CUIDAM DA MATA.
    WILLIAM MORAES CORRÊA.

    ResponderExcluir
  2. Comadre flozinha n existe , e um espirito da parte de satanas

    ResponderExcluir
  3. Tudo q se diz de comadre florzinha e mentira onde ja se viu um espirito ficar vagando por ai os unicos espiritos q ficam vagando é dos anjos caidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver não existe só anjos mais também demônios tá

      Excluir
  4. Sou da Accuma - Associação de Criadores de Comadres Fulozinhas e digo com segurança: Não é espírito, nem gente, nem bicho, é uma criatura da Natureza. Existem diversas criaturas que habitam os ambientes naturais, esta é uma delas, assim como o saci, o boto cor-de-rosa, curupira, etc;

    ResponderExcluir
  5. Um colega da minha mãe já escutou ela

    ResponderExcluir