sábado, 17 de abril de 2010

Moais (Ilha de Páscoa)




A Ilha de Páscoa é uma ilha do sul do Oceano Pacifico, e é famosa por suas estatuas de pedra, chamadas de Moais.


Os Moais são estatuas esculpidas das pedras do vulcão Rano Raraku, e estão espalhados por toda a ilha, a maior delas tem 22 metros, e o motivo de sua construção e por quem foi, ainda é um mistério assim como Stonehenge.

Existem mais de 1000 Moais na Ilha de Páscoa, alguns estão soterrados, e outros um pouco quebrados devido ao clima, e estarem no mesmo local a milênios, há muitas duvidas sobre sua criação, por ser um lugar pequeno e isolado, não poderia originar sozinho esculturas espetaculares sem o contato com outras civilizações mais evoluidas.

As hipóteses variam mais uma vez sobre extraterrestres, por terem sido transportadas, de um lugar longe dos Ahus, e pesarem mais de 20 toneladas, um peso que humanos não conseguiriam carregar sem alguma ajuda de maquinas, ou avanços tecnológicos, até por que para a época, os humanos não tinham vasto conhecimento sobre isso. E outra é que existia um rei de uma ilha, com poderes sobrenaturais, que havia levantado os Moais de seu ponto de origem, até as proximidades da beirada da Ilha, pois seriam gigantes habitantes de uma ilha que havia sido afundada pelas águas.

O holandês Jacob Roggenveen foi o primeiro ocidental, a visitar o local em 1722 e encontrou nativos de pele clara e cabelos ruivos, os supostos criadores dos Moais, mas isso pode ser descartado, até por que eles não poderiam construir grandes maquinas como guindastes para a locomoção das estatuas gigantes.



Muitos estudos foram feitos, e ainda não chegou a conclusão mas os Moais, ainda são um dos mais inexplicáveis mistérios do planeta Terra.

2 comentários:

  1. Olá, acabo de publicar um livro sobre a Ilha de Páscoa (Rapa Nui) e gostaria de compartilhar com vocês o link que contem instruções para aquisição, bem como todo material gratuito relacionado ao livro (fotos, podcast, etc.) que imagino pode ser útil para os interessados neste maravilhoso recanto do mundo.

    Mais detalhes em:
    http://vladimircampos.com.br/livros

    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir