sexta-feira, 27 de julho de 2012

Lilith


Lilith é uma deusa/demônio da noite, rainha das Súcubos, que supostamente voa a procura de crianças recém-nascidas para sequestrá-las ou apenas estrangulá-las.

Essa é a definição comum do folclore tradicional, mas Lilith vai muito além disso. Comumente era descrita como um ser que apenas seduzia homens e propagava a geração de filhos demônios, Lilith tem uma história profunda que existe desde a criação do paraíso.
 
Contos sobre ela são muito antigos, e os rabinos antepassados afirmam que ela foi a primeira mulher de Adão, tal historia se associa com uma deusa da Babilônia.

Durante os anos, as versões da historia de Lilith variaram, como ela sendo irmã de Adão, criados por Deus como gêmeos unidos nas costas, mas ela exigia igualdade a Adão, que logo o abandonou com raiva, se aliando à Satanás, dando a luz aos djinns demoníacos.


Em outra versão, e mais conhecida, Lilith foi a primeira esposa de Adão.

Adão tentou fazer Lilith obedecer todas suas ordens, incluindo ficar submissa em momentos íntimos, mas ela não atendeu a esse pedido, não o aturou e fugiu para uma casa no Mar Vermelho.

Adão queixou-se a Deus, que em seguida, enviou três anjos para que procurassem Lilith, e a trouxessem de volta para o Jardim do Éden. Os três Anjos voltaram de mãos e asas abanando, pois Lilith não voltou, recusou  o paraíso e os amaldiçoou.

Enquanto estava pelo Mar Vermelho, Lilith se tornou amante de demônios, e produzia cerca de 100 bebês por dia. Os anjos retornaram, e disseram que Deus iriam tomar os bebês demônios se ela não voltasse para Adão, e novamente ela recusa, então foi punida com a expulsão eterna do paraíso, seus filhos foram para o inferno e Adão recebeu a dócil Eva.


De acordo com a fertilidade e as preferências sexuais de Lilith, ela pode ser considerada a grande mãe de raças condenadas, tanto demônios como outras bestas. Por isso, os antigos hebreus a odiavam, pois ela havia bebido o sangue de Abel quando foi assassinado por Caim, de acordo com o fato, ela pode ter sido a primeira a cometer o ato do vampirismo, gerando logo após a raça de condenados, dando inicio a suas filhas Súcubos.

Mesmo tendo sua historia desaparecida da Bíblia, Lilith assombrou os homens por muito tempo, porém, com o passar dos anos, suas filhas ficaram mais temidas, eram as Súcubus, chamadas também de Lilim ou Prostitutas do Inferno, clique aqui para ver o post.

Judeus da Idade Média e Gregos ainda fabricavam amuletos para os proteger de Lilith e suas Súcubos, já os monges se protegiam das bestas dormindo com as mãos sobre seus genitais segurando um crucifixo.

Houve uma época em que as pessoas achavam que ter um sonho molhado, era sinal de Lilith, mas ela apenas ria da situação, que foi quando ela desenvolveu a atração por sequestrar os filhos dos outros para matá-los e beber o sangue, ou sequestrar, isso por que Deus tomou todos os seus filhos que ela tanto amava, gerando assim, um reinado de terror para as grávidas principalmente de meninos.


Para afastar Lilith, até o final do século XVIII eram fabricados varios amuletos para a proteção da criança, que eram colocados no berço e na madeira, também eram grafados os nomes dos três anjos que foram enviados por Deus, e círculos mágicos com as palavras ‘’Protegei esta criança de todo o mal’’.

Lilith é ressaltada em vários filme e séries de TV, temos como bons exemplos atuais Sobrenatural e a quinta temporada de True Blood.





9 comentários:

  1. Oi, Erik! Quanto ao caso da mangueira, não sei o que aconteceu com ela, não tínhamos certeza se ela estava amaldiçoada. Resolvemos deixar isso para lá, até porque era mais uma brincadeira de criança. Mas meu tio as vezes diz ouvir barulhos estranhos à noite, de folhas e de passos. Não sei se pode ter alguma coisa a ver com a mangueira, pois ele mora ao lado dela. Ah, esse som de mistério no seu blog está muito legal! camilaejustin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Erik, vc poderia postar algum post sobre os Skin Walkers?
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de propor parceria :D http://medosensitivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá gostei muito do seu blo e por esse motivo também queria fazer uma parceria com meu blog:

    http://leituracreepy.blogspot.com.br/

    se aceitar serei muito agradecida.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Gostaria de propor parceria. http://medosensitivo.blogspot.com.br/

    Seu Banner já se encontra em meu blog. OBG.

    ResponderExcluir
  7. olá dede criança não consigo dormir com as portas do guarda-roupa aberto e há algum tempo tenho tido pesadelos fortes e aterrorizantes, sempre que consigo acordar tem uma porta do guarda-roupa aberto que é de madeira. tem alguma lenda a respeito

    ResponderExcluir
  8. sem querer me meter mais acho q sei um pouco '-'

    ResponderExcluir