quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dragões


Dragões são criaturas medievais, que são presentes em várias culturas.


São descritos como animais muito grandes, semelhantes a serpentes e lagartos gigantes possuindo asas e patas, também dotados de poderes mágicos e o famoso hálito de fogo.


Eles podem viver na terra, ou no mar, podem ser considerados deuses, ou representar forças malignas.


Sempre estiveram presentes na cultura Européia na Idade Média, Chinesa, Australiana, Egito, Grega e Mexicana.


Na Idade Média Européia, era muito comum ouvir falar em Dragões, eles tinham escamas, cauda pontuda, podiam voar e lançar fogo pela boca, atacavam vilas e roubavam as princesas, eram inteligentes e sempre duelavam e engoliam os príncipes.


Na China, os dragões viviam em palácios no mar, controlavam os elementos da natureza, e em cada ponto da China ganharam características diferentes e são símbolos de imperadores chineses até hoje. A figura do Dragão é muito usada em festas e os chineses sempre mantiveram a crença nos poderes dos dragões, pois ele também é um dos animais do horóscopo chinês.


Na Austrália, os antigos povos acreditavam que havia uma criatura com um corpo de serpente a cabeça de canguru, cauda de crocodilo, e chifres imensos, então a assemelharam a um dragão, e sua coloração também era estranha, tinha as sete cores do arco-íris, por isso seu nome Dragão-serpente-arco-íris. Dizem que ele criou a chuva, os rios, mares, montanhas e vales, guardava o seu maior tesouro, a água. Ele vivia em rios e lagos, e ficava nadando. Sua alma aparecia no céu quando havia chuva e sol, era o arco-íris.


No Egito, uma serpente enorme era associada a um Dragão, se chamava Apófis, ela habitava o inferno e representava o mal, e as trevas. Mesmo depois de vencido pelo deus Rá, Apófis retornava a vida e atacava novamente na escuridão.


Na Grécia os dragões tinham varias cabeças, o mais conhecido deles se chamava Landon, que tinha 100 cabeças! Ele tomava conta das maçãs douradas de Hera, esse dragão foi morto pelo herói Hercules e quando Hera encontrou Landon morto, teve pena e o transformou em estrelas, e ficou conhecido como a constelação de dragão.


No México os astecas acreditavam em um deus que também era assemelhado a um dragão, tinha um corpo de serpente com penas coloridas, ele criou o universo os humanos e compartilhou ensinamentos de sobrevivência, depois foi embora para o espaço e deu origem ao planeta Vênus que parece uma estrela no céu.


Além de dragões povoarem as historias e contos de fadas, eles também estão espalhados por jogos de vídeo game como RPGs e jogos épicos, livros, desenhos e filmes.

Eragon


Harry Potter

Coração de Dragão

4 comentários:

  1. É... eles ajudam a dar tom em certos filmes...

    ResponderExcluir
  2. Adoro dragoes, inclusive tenho um tatoado nas costas!
    Muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  3. Também tenho um tatuado no braço, e agora aprendi bem mais a respeito.
    Grato, muito manero seu Blog!!!

    ResponderExcluir