terça-feira, 20 de junho de 2017

Capricórnio



O Capricórnio é uma besta fantástica que tem o corpo metade cabra (cabeça e antebraços) e peixe (cauda). É também o décimo signo do zodíaco e um dos 3 signos da Terra.


O capricórnio pode ter se originado de uma lenda babilônica muito antiga, sendo o deus da água chamado 'Ea'. Porém, sua versão mais conhecida é a da mitologia greco-romana.



Os gregos antigos contam que há muito tempo atrás, existia uma espécie de animais chamada 'Cabras do mar', elas eram filhas de Pricus, e viviam perto da costa, eram muito honestas e podiam conversar e pensar, assim como também eram atendidas pelos deuses.



Pricus era associado com Cronos, o deus do tempo, e percebeu que estava perdendo seus filhos para a terra, pois quando as cabras do mar nadavam para a costa, alcançavam a terra e se secavam com o sol, assim sua cauda de peixe desaparecia e eles se tornavam as cabras que conhecemos nos dias de hoje.



O pai da raça decidiu voltar o tempo, para que eles não fossem embora da água, mas mesmo os advertindo, os cabritos voltavam para a terra e então ele percebeu que o destino deles eram se transformar em cabras normais.

Pricus ficou muito triste, pois era o único que não perdeu sua cauda e mesmo sabendo que nunca funcionaria o controle do tempo, ele se isola na solidão e implora para que Cronos o deixe morrer, com pena, Cronos o envia para o céu, para que viva sua imortalidade como a constelação chamada Capricórnio, e assim ele poderia ver seus filhos para sempre, das montanhas mais altas das estrelas.



Em uma outra versão, quem o enviou para se transformar em constelação, foi Zeus, que era associado com ele por os dois terem sido amamentados pela cabra deusa Amalteia.

Ainda existe outra versão em que o deus sátiro Pan, se jogou na água, dando origem ao Capricórnio, criando uma cauda de peixe.



Capricórnio é  governado pelo planeta Saturno. Seu símbolo é baseado no deus primordial dos Sumérios de sabedoria e das águas, Enki com a cabeça de uma cabra montesa e a parte inferior do uma cauda de um peixe. Enki era o deus da inteligência, criação de artesanato, magia curativa, água, água do mar e água do lago.


Dedicação de postagem: Kelvin Paqueira

11 comentários:

  1. Muito o texto adorei descobrir mais sobre meu signo, belo trabalho Erik e continue sempre assim com esse belo blog, obrigado pela dedicatoria a mim Amei. Grato. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, vocês fazem parceria com canais de YouTube?

    ResponderExcluir
  4. Vim aqui em meu lindo signo, salve aos capricornianos \o/
    lhe perguntar se gostaria de fazer parceria:

    https://mortuusetcruentum.blogspot.com.br/p/contato.html

    ResponderExcluir
  5. Muito bom gostei muito de conhecer mais sobre meu signo Capricórnio

    ResponderExcluir
  6. Gostei de saber sobre meu signo muito curioso valeu

    ResponderExcluir
  7. Viver ao lado de capricornianos é um longo desafio, parecem que estão sempre trabalhando.

    horoscopo diario

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito das explicações,mas que símbolo é aquele que tem no final do rabo de peixe???

    ResponderExcluir