O Capricórnio é uma besta fantástica que tem o corpo metade cabra (cabeça e antebraços) e peixe (cauda). É também o décimo signo do zodíaco e um dos 3 signos da Terra.
O capricórnio pode ter se originado de uma lenda babilônica muito antiga, sendo o deus da água chamado 'Ea'. Porém, sua versão mais conhecida é a da mitologia greco-romana.
Os gregos antigos contam que há muito tempo atrás, existia uma espécie de animais chamada 'Cabras do mar', elas eram filhas de Pricus, e viviam perto da costa, eram muito honestas e podiam conversar e pensar, assim como também eram atendidas pelos deuses.
Pricus era associado com Cronos, o deus do tempo, e percebeu que estava perdendo seus filhos para a terra, pois quando as cabras do mar nadavam para a costa, alcançavam a terra e se secavam com o sol, assim sua cauda de peixe desaparecia e eles se tornavam as cabras que conhecemos nos dias de hoje.
O pai da raça decidiu voltar o tempo, para que eles não fossem embora da água, mas mesmo os advertindo, os cabritos voltavam para a terra e então ele percebeu que o destino deles eram se transformar em cabras normais.
Pricus ficou muito triste, pois era o único que não perdeu sua cauda e mesmo sabendo que nunca funcionaria o controle do tempo, ele se isola na solidão e implora para que Cronos o deixe morrer, com pena, Cronos o envia para o céu, para que viva sua imortalidade como a constelação chamada Capricórnio, e assim ele poderia ver seus filhos para sempre, das montanhas mais altas das estrelas.
Em uma outra versão, quem o enviou para se transformar em constelação, foi Zeus, que era associado com ele por os dois terem sido amamentados pela cabra deusa Amalteia.
Ainda existe outra versão em que o deus sátiro Pan, se jogou na água, dando origem ao Capricórnio, criando uma cauda de peixe.
Capricórnio é governado pelo planeta Saturno. Seu símbolo é baseado no deus primordial dos Sumérios de sabedoria e das águas, Enki com a cabeça de uma cabra montesa e a parte inferior do uma cauda de um peixe. Enki era o deus da inteligência, criação de artesanato, magia curativa, água, água do mar e água do lago.
Dedicação de postagem: Kelvin Paqueira
Muito o texto adorei descobrir mais sobre meu signo, belo trabalho Erik e continue sempre assim com esse belo blog, obrigado pela dedicatoria a mim Amei. Grato. Abraço.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi, vocês fazem parceria com canais de YouTube?
ResponderExcluirVim aqui em meu lindo signo, salve aos capricornianos \o/
ResponderExcluirlhe perguntar se gostaria de fazer parceria:
https://mortuusetcruentum.blogspot.com.br/p/contato.html
Muito bom gostei muito de conhecer mais sobre meu signo Capricórnio
ResponderExcluirGostei de saber sobre meu signo muito curioso valeu
ResponderExcluirPdss
ResponderExcluirViver ao lado de capricornianos é um longo desafio, parecem que estão sempre trabalhando.
ResponderExcluirhoroscopo diario
Gostei muito das explicações,mas que símbolo é aquele que tem no final do rabo de peixe???
ResponderExcluirSou desse diguino e gostei muito
ResponderExcluirGostei muito do texto.
ResponderExcluir