quinta-feira, 18 de maio de 2017

Mistérios do Arco-íris



O arco-íris é um fenômeno meteorológico muito conhecido, causado pela reflexão da luz do sol em partículas de água, que gera uma ilusão de ótica colorida em 7 cores.

Normalmente eles aparecem no lado oposto do sol, e nem sempre tiveram essa breve explicação como temos nos tempos modernos, eram sempre vistos como uma beleza mística e enigmática, sempre descrita com aspectos mágicos e fantásticos.


Antigamente acreditava-se que o Arco-íris seria uma ilusão divina, primeiro mencionado na bíblia em Gênesis, como um aviso de Deus, para que ninguém se preocupasse com as chuvas, como uma mensagem que ele não destruiria a vida na terra outra vez.



Na mitologia nórdica, o Arco-íris representa a conexão do mundo dos homens (Midgard) com o reino dos deuses (Asgard), como uma ponte que era chamada de Bifröst, era protegida pelo guardião Heimdall e sua cor vermelha representava o fogo como proteção para os Jotuns, gigantes de gelo.



Em outras crenças populares, o Arco-íris poderia ser como um portal, que aparecia depois das chuvas indicando o lugar onde vários tesouros estariam escondidos. Essa lenda é similar a Cuchavira, o Deus Arco-Íris das civilizações antigas Colombiana, quando ele aparecia no céu, seus súditos o ofereciam jóias e todos os tipos de riquezas.



Uma das mais famosas lendas sobre o Arco-íris se encontra na Irlanda, onde vivem os Leprechauns, leia mais sobre eles clicando aqui. O pote de ouro de um Leprechaun estaria escondido no final do arco-íris, o que seria impossível de alcançar, a não ser que você conseguisse arrancar sua barba, e ele perderia seus poderes.



Na Bulgária, uma crença popular dizia que, se você conseguir atravessar um Arco-íris e fosse homem, se tornaria mulher, o mesmo aconteceria com uma mulher, ela se transformaria um homem. Esta crença se tornou popular mundialmente que talvez tenha sido o motivo do arco-íris ser um símbolo da comunidade LGBT.



Na mitologia grega, Íris é a personificação da Deusa do Arco-íris, ela é a mensageira dos deuses para os mortais, possui um par de asas e um caduceu.



Mas nem sempre o Arco-íris foi sinal de felicidade e beleza, em algumas culturas como Honduras e Nicarágua, as pessoas acreditavam que o fenômeno seria uma pintura do Diabo, para atrair crianças e as levar, assim, eles  escondiam seus filhos para que não ficassem encarando o céu. E em outras culturas amazônicas, os arco-íris são associados a espíritos malignos que causam doenças de pele ou abortos.



2 comentários:

  1. Ótima matéria, eu adorei. AGORA quero que a próxima seja do livro Nas Montanhas da Loucura, bjs.

    ResponderExcluir
  2. interessante, você faz um trabalho incrível aqui continue assim.

    ResponderExcluir