sábado, 28 de dezembro de 2013

Papa Bois


Papa Bois ou Papai Douchon é um personagem do folclore de Trinidad e Tobago e Santa Lúcia. Seu nome pode significar Pai Madeira, Pai da Floresta ou Homem Peludo.  É considerado guardião e protetor das florestas, e sua fauna e flora, muito parecido com o Curupira.


Dizem que foi casado com outra entidade, chamada La Diablesse, a Mulher Diabo.


Sua aparência é de um homem baixo, com ascendência africana, velho, com cascos no lugar dos pés, uma barba coberta de folhas, musculoso, todo o corpo coberto de peles semelhantes aos de um jumento, e chifres brotando de sua testa. Pode correr mais rápido que um veado, mesmo aparentando ter uma idade avançada, e se camuflar em troncos de árvores, fazendo seu corpo parecer com madeira.


Ele pode portar um chifre de boi, que o assoprando, pode fazer um som para alertar os animais sobre os caçadores. Possui o poder de metamorfose, conseguindo se transformar em animais, sendo o Cervo, o mais conhecido.

Quando se transforma em um cervo, atrai os caçadores para dentro da floresta, principalmente os de mau caráter.


As pessoas que moram em lugares com a lenda do Papa Bois, são educadas desde cedo que ao se encontrar com ele no meio do mato, deve se dizer uma saudação ‘’ Bon jour, vieux Papa’’ que significa ‘Bom dia velho pai’, com essa frase, o Papa Bois os deixará livre de emboscadas, pelo contrário, podem sofrer a ira do ser sobrenatural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário