quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Chapeuzinho Vermelho




A historia da menina que usa um capuz e capa vermelha ficou famosa mundialmente tornando-se a fábula mais contada de todos os tempos, desde a época medieval, quando a historia surgiu pelos ataques de lobos e supostos lobisomens famintos que sempre rondavam os bosques a procura de alimento.
A versão que mais conhecemos, tem como chapeuzinho vermelho, viva no final, escapando com sua avó das garras do lobo, mas em versões diferentes e mais antigas, não existia lobo, ele era uma metáfora assim como a cor da sua roupa para identificar o inicio de uma vida feminina, a passagem de criança para adulta.



Tendo o capuchinho vermelho como significado para o ciclo menstrual da garota, e o lobo sendo os instintos sexuais mais selvagens que possam surgir em um humano, ou como um homem a procura de garotas na floresta.


No conto, Chapeuzinho Vermelho é enviada pela mãe, para a casa da avó, com objetivo de entregar-lhe uma cesta de guloseimas, mas a avisa para não ir pelo caminho da floresta, pois lá mora um lobisomem muito perigoso.


Teimosa, a garota resolve ir pela floresta, pois é mais perto, e ela chegaria à casa da avó muito mais rápido. Chegando a floresta, Chapeuzinho Vermelho encontra o lobisomem, que a faz perder tempo, e corre em grande velocidade para a casa da avó, chegando lá, ele a devora por partes, deixando o sangue da avó e alguns pedaços juntos para fazer a chapeuzinho vermelho comê-los quando chegasse até a casa.


Chegando lá, a garota bate a porta, e o lobisomem que já estava disfarçado de avó, tranca a porta e começa o show de horror, até que a chapeuzinho janta a sua avó, pois o monstro havia preparado a carne da velha como uma sopa e depois a força se deitar com ele, trazendo assim interpretações sexuais para a história, só que surgem as famosas frases imortais:
—Porque esses olhos tão grandes? Então ela é respondida:
—Ó minha querida, são para te ver melhor
—Porque essas orelhas tão grandes?
—São para te ouvir melhor.
—E porque essa boca tão grande?
—É para te comer!
O lobisomem devora chapeuzinho, mas em versões mais antigas, ela consegue o seduzir com strip-tease, logo após foge, e em uma mais antiga ainda, ela consegue fugir, fingindo que vai defecar, no banheiro que existia fora da casa naquela época, e assim consegue escapar.


35 comentários:

  1. Faltou dizer que em algumas versões ele diz pra ela fazer as necessidades na cama o.O...

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei que o filme a menina da capa vermelha fosse uma adaptação do conto "Chapeuzinho vermelho", e agora posso comprovar.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Só corrigindo o titulo "contos de fadas originais" esse conto que voce postou não é o "original" ja é uma adaptação dos contos folclóricos europeus ou franceses, as estorias contadas pelos camponeses no medievo nunca saberemos de fato como eram contados, o que voce postou foi uma versão de Charles Perrault , que ouviu da baba de seu filho os contos e adaptou para a aristocracia, ja que seus contos eram contados em salões, depois dele, é que surgiu os "contos de fadas" inocentes que conhecemos, eu lhe recomendo ler um livro que é simplesmente fabuloso:O Grande Massacre de Gatos e Outros Episódios da História Cultural Francesa, vale a pena ler cada folha dele, é uma pesquisa historica de Robert Darnton um historiador maravilhoso que explica como era a sociedade francesa no seculo XVIII, como surgiu essas estorias e como foram adaptadas, tenho certeza de que irá gostar! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela indicação do livro. Irei ler, pena ser em PDF. Será que consigo encontrar em alguma biblioteca?!

      Excluir
    2. Obrigada pela indicação do livro. Irei ler, pena ser em PDF. Será que consigo encontrar em alguma biblioteca?!

      Excluir
  5. HAHAHAHAHAHAAAAAAAAAAAAAA to imaginando a chapeulizinho fazendo um strip-tease pro lobo kkkkkkkkkkkkk morri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk eu tbm imaginei!kkk

      Excluir
    2. chapeulizinho cara aprende a escrever antes de postar kkkkkkkk.

      Excluir
  6. Então a chapeuzinho foi comida nos dois sentido hahahahahaha

    ResponderExcluir
  7. mas pelo oq eu entendi o lobo era meio que como um homem a procura de meninas com ciclo menstrual e tudo mais ele é como um pedófilo hj em dia

    ResponderExcluir
  8. QUE BOSTA DE CONTO "ORIGINAL". MUITO FRACO. TERMINA TUDO EM MERDA. FICO MESMO COM A VERSÃO DA DISNEY. NESSE AÍ: TIRARAM O LOBO FALANTE E TACARAM UM LOBISOMEM. CHAPEUZINHO VIRA ADOLESCENTE REBELDE. A MÃE CONTINUA EXPLORANDO MENORES E MANDA UMA JOVEM SOZINHA POR UMA LOCAL FRIO, PERTO DE FLORESTA PERIGOSA. DESEMPREGARAM O CAÇADOR. O LOBUS PEDÓFILO DEVORA A COROA QUE NÃO PODE SAIR DE CASA PRO CAUSA DA ARTRITE E FAZ UMA SOPA DE SANGUE. ESSE LOBICHOMEM É MELHOR QUE OS VAMPIROS VIADOS DE GAYPRÚSCULO. COZINHA COMO NINGUÉM A DANADA. AÍ, A CHEPELETE NINFOMANÍACA DEVORA A SOPA E NÃO SENTE NADA DEMAIS. MÍOPE EM EXTREMO, NÃO RECONHECE UM TARADO EM CORPO LUPINO E PENSA ESTAR FALANDO COM SUA VÓ GORDUCHA. O LOBO ENTÃO TRAÇA A CHAPEUZINHO E ENFIA NO FIOFÓ DA NINFETA, QUE AIONDA PENSA SER UMA VOZINHA BRINCANDO DE MEDE CU. PERGUNTA: E AÍ, COMEU? UNS DIZEM QUE CHAPÉU MORREU DE TANTO SEXO, OUTROS DIZEM QUE SE CAGOU TODA, MAS ESCAPOU FEDENDO. A OPOSIÇÃO INSINUA QUE FEZ STRIP. FOI? APRENDEU ONDE? COM A MÃE SAFADA, CLARO! E ALGUNS INSINUAM QUE FOI DAR UMA CAGADA E ATÉ HOJE TÁ CORRENDO DO LOBO, COM A BUNDA BRANCA TODA SUJA. E O LOBO MORREU DE TANTO ESPERAR, POIS ESQUECERA A CHAVE NO BUMBUM DA CHAPEUZINHO.
    WILLIAM MORAES CORRÊA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua representação é melhor do que as dos inventores pós Disney.

      Excluir
    2. Esta é s melhor versão q já vi até hoje.

      Excluir
  9. QUE BOSTA DE CONTO "ORIGINAL". MUITO FRACO. TERMINA TUDO EM MERDA. FICO MESMO COM A VERSÃO DA DISNEY. NESSE AÍ: TIRARAM O LOBO FALANTE E TACARAM UM LOBISOMEM. CHAPEUZINHO VIRA ADOLESCENTE REBELDE. A MÃE CONTINUA EXPLORANDO MENORES E MANDA UMA JOVEM SOZINHA POR UM LOCAL FRIO, PERTO DE FLORESTA PERIGOSA. DESEMPREGARAM O CAÇADOR. O LÓBUS PEDÓFILO INVADE A CASA DA VOVÓ, QUENÃO TINHA CERCA, PORTAL NEM SISTEMA DE SEGURANÇA E DEVORA A COROA, QUE NÃO PODE SAIR DE CASA POR CAUSA DA ARTRITE - E AINDA FAZ UMA DELICIOSA SOPA DE SANGUE. ESSE LOBICHOMEM É MELHOR QUE OS VAMPIROS VIADOS DE GAYPRÚSCULO. COZINHA COMO NINGUÉM A DANADA. AÍ, A CHEPELETE NINFOMANÍACA DEVORA A SOPA E NÃO SENTE NADA DEMAIS. MÍOPE EM EXTREMO, NÃO RECONHECE UM TARADO EM CORPO LUPINO E PENSA ESTAR FALANDO COM SUA VÓ GORDUCHA. O LOBO, ENTÃO, TRAÇA A CHAPEUZINHO E ENFIA SEM DÓ NO FIOFÓ DA NINFETA, QUE AINDA PENSA SER SUA VOZINHA BRINCANDO DE MEDE CU. PERGUNTA: E AÍ, COMEU? UNS DIZEM QUE CHAPÉU MORREU DE TANTO SEXO, OUTROS DIZEM QUE SE CAGOU TODA, MAS ESCAPOU FEDENDO. A OPOSIÇÃO INSINUA QUE FEZ STRIP. FOI? APRENDEU ONDE? COM A MÃE SAFADA, CLARO! E ALGUNS INSINUAM QUE FOI DAR UMA CAGADA E ATÉ HOJE TÁ CORRENDO DO LOBO, COM A BUNDA BRANCA TODA SUJA. E O LOBO MORREU DE TANTO ESPERAR, POIS ESQUECERA A CHAVE NO BUMBUM DA CHAPEUZINHO.
    WILLIAM MORAES CORRÊA

    ResponderExcluir
  10. QUAL A FONTE EM QUE VC SE BASEOU PARA DIZER QUE A CHAPÉU VERMELHO SIGNIFICA A PASSAGEM DA INFÂNCIA PARA A FASE DE MATURIDADE SEXUAL DA MULHER?

    ResponderExcluir
  11. E a versão que chapeuzinho era um lobo e usava a manta (encantada) vermelha para se manter na forma humana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A manta não é encantada , a cor vermelha repele o lobo !!

      Excluir
    2. Repele o lobo, mas chama o touro kkkk
      vocês são tudo 4:20 seus boroka

      Excluir
  12. E a versão que chapeuzinho era um lobo e usava a manta (encantada) vermelha para se manter na forma humana?

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Que loucura eu prefiro o conto inocente e que ouvia ao dormi e agora conto para minha filha, o da Disney é o melhor

    ResponderExcluir
  15. Que loucura eu prefiro o conto inocente e que ouvia ao dormi e agora conto para minha filha, o da Disney é o melhor

    ResponderExcluir
  16. E esta versão tirou-me o sono na primeira vez que a li! O game The Path aborda a versão mais antiga na qual ela escapa e o lobo vai atrás, mas no fim ela se salva e o lobo morre afogado. O game é muito bom e vale à pena conferir.

    ResponderExcluir
  17. Isso é conversa, nunca li tanta coisa infundada. Coisa de Evanjegue.

    ResponderExcluir
  18. O livro "A Companhia de Lobos" (o livro, não o vídeo podre que vi numa locadora uma vez) traz um final bem mais interessante: o caçador/lenhador/o que seja na verdade é o lobisomem, chega antes e devora a vovó, quando chega a chapeuzinho, manda ela tirar a roupa e vai jogando as roupas dela no fogo. "Você não precisará mais delas", ele diz; então ele a ensina a se transformar em lobo, e os dois saem correndo juntos pela floresta...

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk os comentarios sao os melhores

    ResponderExcluir