sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Bela e a Fera


Com várias versões, a história da Bela e a Fera tem origem francesa, segue o conto original:
O pai era um homem rico que tinha três filhas, as duas mais velhas se sustentavam de luxo, lindos vestidos, eram egoístas e invejosas enquanto a mais nova era simples e graciosa, era tão bonita que seu nome era Bela. O pai fica pobre, e precisa fazer uma viagem, perguntando as filhas o que elas queriam que ele trouxesse, as duas mais velhas pedem vestidos caros, Bela só pede uma rosa.

Ao voltar da viagem, o pai das moças encontra uma rosa, e a arranca do jardim, mas é confrontado pelo seu dono, uma besta que é chamada Fera. Como punição, ela quer aprisionar o homem por ter furtado a rosa, e ele diz que era um presente para sua filha, e tem a permissão de se despedir dela, mas terá de voltar para ser punido. Ao chegar em casa, conta a historia para Bela que decide ir no lugar do pai, maravilhosamente.

Bela então se torna prisioneira da Fera, mas ele a trata bem, atende as necessidades da moça e toda noite pede para se casar com ela, mas ela recusa, e começa a gostar da besta. Fera então permite que ela visite o seu pai, mas exige que ela esteja de volta em uma semana, ao invés disso, ele iria comer todos.

Ela fica uma semana, mas sonha com a Besta, percebe que a ama e resolve voltar para a sua moradia, até que o encontra, e o beija, nisso, a Fera vira um belo príncipe, e logo se casam. As irmãs foram amaldiçoadas e transformadas em estatuas até que reconheçam os seus defeitos.
Em muitas versões da historia, a Besta nunca é descrita, sua aparência é deixada para ser imaginada pelo leitor, (um ser peludo com chifres e rosto meigo foi implantado pela Disney), no entanto, em uma versão antiga, a Besta é descrita como uma serpente grande, nesta versão, ele explica por que foi amaldiçoado e transformado em uma cobra por uma bruxa, conta a Bela que ‘’seduziu um órfão’’, e a pedofilia foi perdoada pela Bela.

O simbolismo está espalhado por todo o conto, a Besta e sua eventual transformação representam medo e confusão sexual evoluindo para a maturidade. A rosa dada pelo pai à Bela é um símbolo de virgindade, e da aceitação do pai ao crescimento e amadurecimento da Bela, que já estava ficando adulta. O símbolo da serpente significa o desejo sexual, luxúria vivendo no paraíso. 

Moral da história original: Do ponto de vista de uma criança, o sexo pode ser assustador ou bestial, mas para um adulto, é uma coisa maravilhosa. 


16 comentários:

  1. onde é que eu desligo o som desse blog??
    Ótimo post, minha vó costumava me contar essas versões mas aí eu assistia disney e ficava confusa...kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que eu fiz kkkkkkk,quando comecei a ler,fiquei ouvindo o som e por um instante fiquei sem saber de onde kkkkkkk,estava tão concentrada na leitura,aí percebi e abaixei todo o volume kkkkkkk!

      Excluir
    2. Foi o que eu fiz kkkkkkk,quando comecei a ler,fiquei ouvindo o som e por um instante fiquei sem saber de onde kkkkkkk,estava tão concentrada na leitura,aí percebi e abaixei todo o volume kkkkkkk!

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkk, eu tirei o som logo no inicio pq eu percebi q era do blog mas agr vou deixar o som ligado e ver no q da kkkkk

      Excluir
    4. Pois eu gosto do som. Onde tu conseguiu isso, cara? É massa! Uma ventania fresca o tempo todo. Haja frescura. E ainda uma coruja pia no final. Beleza!
      Sobre a Bela e a Fera, ainda fico com o trabalho da Disney, que inclusive ganhou Oscar e tudo mais. Onde já se viu? Um príncipe boiola e pedófilo que asedia um pobre órfão... Viadagem europeia ao extremo. E ainda vira uma serpente. Esse cabra gostava mesmo de uma boa serpente. Coisa de bichona francesa. Tinha que ser. U-lá-lá.!
      Aqui, tudo na Disney é 100@ melhor.

      William, o Belo

      Excluir
    5. Caramba que comentário estranho e zueiro wiliam.Diria que foi até com falta de respeito.Tem algo contra gays?Contra europeus u-la-la?Ainda prefere contos infantis e não a realidade do mundo?

      Excluir
    6. Acho q suemi kawaii esta certo em dizer q deve se encarar a realidade, ms as vezes e bem melhor sonhar c um mundo de contos de fadas p substituir a bosta q o mundo e hj.

      Excluir
  2. Onde que baixa a trilha sonora desse blog?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Desenhos da Disney são demoníacos até as crianças sabem

    ResponderExcluir
  5. Desenhos da Disney são demoníacos até as crianças sabem

    ResponderExcluir