quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Esfinge (Egípcia)



A Esfinge Egípcia é um ser mitológico muito similar a Esfinge Grega, um monstro com o corpo de um leão, asas de águia, sem rabo, e com a cabeça humana.



As cabeças das Esfinges Egípcias não eram geralmente de fêmeas, e sim de Faraós, que se tornou uma tradição esculpirem as cabeças dos mesmos em grandes esculturas em seus túmulos para mostrar e caracterizar sua relação com a divindade poderosa solar, Sekhmet, uma leoa.


As Esfinges serviam como amuleto de proteção e a guarda das tumbas dos Faraós. Eram antigos símbolos poderosos que afastavam qualquer coisa que ousasse prejudicar seu descanso.


Elas também representavam o Faraó, que era associado como panteras, bois e leões, as lendas diziam que antigos Faraós dominavam o poder dos animais e seus corpos conseguiam se transformar em feras, e até atingir grandes proporções, até morrerem petrificados e assim, voltando a sua forma normal que saia de dentro da estátua.


A maior e mais famosa escultura de Esfinge Egípcia está localizada em Gizé, ela tem 57 metros de longitude, 6 metros de largura e 20 metros de altura, tornando-a a maior estátua esculpida em apenas um bloco de pedra. A esfinge tem um pequeno templo no meio de suas patas e não tem mais nariz, supõe-se que foi destruído por vandalismo como bombardeios.

2 comentários:

  1. Deixei um comentário na postagem de Arvores Amaldiçoadas. É algo muito sério!
    http://camilaejustin.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir