quarta-feira, 23 de junho de 2010

Saci


Símbolo do folclore brasileiro o Saci ou Saci-Pererê é um moleque preto como carvão de uma perna só, tem olhos vermelhos amarelados, barrigudo, tem as mãos furadas com três dedos, orelhas de morcego, e uma carapuça vermelha na cabeça.


Ele é muito associado a duendes por suas características e seus atos, corre com muita velocidade fumando um cachimbo, aparece e desaparece, cresce e diminui, tem assobios de ensurdecer os ouvidos, quando vê gente ele mostra a língua, e apronta diabruras.


Ele gosta de montar em cavalos, para sugar-lhe o sangue e trançar a crina e o rabo, depois surra o cavalo até enjoar, ao amanhecer, o cavalo fica abatido e exausto, as galinhas também são suas vitimas, ele as pega e maltrata dando tapas e jogando elas para cima, depois mexe os ovos até eles gorarem.


Quando o Saci enjoa de maltratar animais, ele azucrina os seres humanos, assobiando nos ouvidos, matando de cócegas. Ele faz mais diabruras com as pessoas negras, que quando estão dormindo, puxa-lhes as cobertas, faz cócegas e arranca os cabelos dos crioulinhos e joga-lhes cinza nos olhos.


Rasga a saia das negras, joga terra e deixa a comida queimar e esconde os objetos. Dizem que para pegar um Saci é preciso usar uma peneira emborcada e uma garrafa, e para afastar ele é só rezar o credo, ele solta uma fumaça vermelha e nunca mais volta.



5 comentários:

  1. :-o que loucuraa (todo dia vou rezar esse negoçu uhuum)

    ResponderExcluir
  2. eu nao acredito em saci
    acho q é invesao do ser humano

    ResponderExcluir
  3. Reza mesmo, meu filho, que Papai do Céu vai ouvir sua oração e juntar com as da sua professora de Português que pede pra vc nunca ser preso por assassinar a ortografia!!! E, sra. 4654654654657684456578678, vc jura que Saci é invenÇão do ser humano?

    ResponderExcluir
  4. Eu achei a história bem criativa.nao é questaq de acreditar é uma história.Os mais velhos contam esses contos.


    ResponderExcluir
  5. São lendas que vive em geração a geração.vemos que não são verdades minha vovó contou muito isto pra min

    ResponderExcluir