domingo, 11 de abril de 2010

Bruxas


--> -->A palavra Bruxa pode vir de origem celta ‘brixtã’ que significa feitiço, ou pode vir do Gaulês Brixtia, nome de uma deusa.

As bruxas são mulheres com bastante inteligência, e vasta de conhecimentos sobre a natureza, e magia. Varias delas usam sua magia para o bem (magia branca) e para o mal (magia negra).
Existem várias lendas, mitos, contos e fatos sobre bruxas, um fato importante para a historia ocorreu na Idade Média, quando mulheres acusadas de praticarem bruxaria, foram caçadas e levadas à inquisição para serem queimadas pela população pelo motivo de pagarem seus pecados, pois acreditavam que elas possuíam poderes sobrenaturais, algumas dominavam as forças da natureza, e algumas vezes, transferiam seu espírito para gatos pretos e tudo o que faziam era maldade. Pessoas curandeiras, também foram acusadas de Bruxaria na Idade Média, por associarem seus costumes de conhecimento da natureza.


-->
Quando falamos em bruxas, logo lembramos a imagem, de uma velha, enrugada com nariz torto e verrugas, Que usa um chapéu pontudo de fivela, roupas e molambos rasgados, e voando em uma vassoura.


As bruxas praticantes de magia negra são aquelas que jogam pragas nas pessoas, e fazem feitiços de hipnotismo, e várias outras magias com uma só intenção, a de prejudicar.

Já as bruxas usuárias de magia branca, são as consideradas curandeiras, que o objetivo é usar o conhecimento da natureza, para plantar e colher ervas medicinais, com o objetivo de produzir algum remédio, mas nada pra fazer o mal.

Nos princípios da Inquisição, muitas mulheres eram queimadas, consideradas Bruxas por praticar rituais pagãos, louvando deuses antigos, ou vendendo sua alma ao Diabo, a quem eram consideradas noivas, pois, para manter seus poderes, era preciso ter relações sexuais com Satanás, em troca de magia e juventude.

Mesmo assim, muitas mulheres e jovens inocentes foram acusadas de bruxaria, não só por praticar artes curandeiras, mas por apresentar marcas (picadas de inseto, sinais de nascença) ou deformidades físicas como ser corcunda.


Hoje em dia, há uma religião neo-pagã, evoluindo e crescendo cada vez mais chamada Wicca, onde se cultua a fertilidade, e a deusa mãe, surgiu na Europa antiga, mas já se espalhou pelo mundo.


-->
As bruxas são famosas mundialmente, assim como outros seres, são tema de literatura, cinema, séries de TV, desenhos animados e varias outras coisas.

No cinema: Abracadabra, As bruxas de Salém, Da Magia a Sedução, Jovens Bruxas, saga Harry Potter entre vários outros.

Séries de TV: Sabrina, Charmed e A Feiticeira.



Literatura: também Harry Potter, As bruxas de Avalon entre outros.

Uma lenda que existe no Brasil sobre bruxas, é uma tradição antiga da sétima filha, por exemplo: A mulher dá a luz a sete filhas, e a sétima será uma bruxa, na porta do quarto onde vivia a criança nova, pregava-se na parede o sinal de São Salomão, a cruz de seis pontas ou então uma cruz feita com palhas bentas do domingo-de-ramos.
Acredita-se que o ponto fraco das Bruxas, seja o aço, e o sal, pois a bruxa recorda do mar-salgado que anula seus poderes.
A atual função da bruxa, é ensinar rezas e orações fortes e simpatias.
Em cada região, vila, cidade, povoado, sede de município, haverá sempre uma velha ou mulher misteriosa, e rezadeira, prestigiada pela fama de vasto conhecimento. É a bruxa, a feiticeira, faminta, poderosa, e algumas dignas de esmola.


8 comentários:

  1. Meu, tem coisa errada ali. O Correto é As Brumas de Avalon e não BRUXAS. Amo esse livro, consegui ler boa parte do primeiro e infelizmente o segundo e terceiro não li ainda.

    ResponderExcluir
  2. Meu, tem coisa errada ali. O Correto é As Brumas de Avalon e não BRUXAS. Amo esse livro, consegui ler boa parte do primeiro e infelizmente o segundo e terceiro não li ainda.

    ResponderExcluir