terça-feira, 13 de março de 2018

Touro



Taurus da constelação de Touro, signo do zodíaco do elemento Terra, é representado por um boi.


Na mitologia grega, uma lenda conta que Zeus se transformou em um grande boi branco para namorar com a princesa Europa, que ficou impressionada com a beleza do animal, deixando-o brincar na praia e leva-la em suas costas até a ilha de Creta, onde revelou sua verdadeira forma como Zeus.



Segundo esta lenda, a constelação de Touro é representada como se ele estivesse submerso no mar, como foi levando a princesa em suas costas até a ilha de Creta.



Em outra lenda grega, existia um touro errante chamado Cerus, ele gostava de pisotear todos os vilarejos apenas por diversão e bagunça, era um enorme touro sem dono, e ninguém sabia de onde ele tinha vindo. Embora não fosse imortal, seu tamanho era descomunal, fazendo com que ninguém pudesse o parar.



Um dia, Perséfone, a deusa da primavera encontrou o touro selvagem pisoteando um campo de flores recentemente nascidas, ela se aproxima e ele para, mesmo não podendo se comunicar, ele parecia entender, e ela, com sua calma, cria um vínculo com o animal, o ensinando a ser paciente e usar sua força com sabedoria.

Arte por Cicadaqueen - deviantart.com

A partir do ocorrido, todos os anos na primavera quando Perséfone retorna a terra, Cerus desce dos céus, para que ela monte em suas costas, onde vão semear os campos com novas flores, após isso, ela o coloca de volta na constelação conhecida como Taurus, onde ele estaria representado não pelo mar, mas por um campo alto e florido.



O touro sempre foi considerado um animal místico, também era a representação de Osíris, deus egípcio da vegetação. Nos tempos antigos, quando um touro morria, era mumificado como um faraó em homenagem ao deus, e assim, era colocado um disco de ouro entre seus chifres, para representar o sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário