terça-feira, 14 de agosto de 2018

Vira-Roupas



Os Vira-roupas são espíritos zombeteiros do folclore brasileiro, mais conhecidos na região Nordeste em Pernambuco e Alagoas.


Eles podem ser considerados criaturas aquáticas ou espíritos de pessoas afogadas, vivem em beiras de rios, praias e lagoas, gostam de lugares sempre úmidos e lamacentos.



Sempre é associado com as almas penadas que aparecem na Sexta-Feira da Paixão, quando vários avistamentos de trouxas de roupas, navios fantasmas e procissões dos afogados são relatados pela população ribeirinha do Nordeste.



Os Vira-roupas são mais comuns no Rio Capibaribe, onde gostam de sujar as roupas limpas que são deixadas para secar nas pedras, assim como roubar a roupa suja das lavadeiras.

Esse tipo de espírito ficou especializado em assombrar e se divertir fazendo mal às pessoas mais pobres e simples.



Um Vira-roupas é descrito como uma pessoa magra e pequena, de cor roxo-esverdeada, podendo ser comparada com o Smeagol de O Senhor dos Anéis. É astuto e muito rápido, solta gargalhadas estonteantes como as do Saci, e logo após esconder as trouxas de roupas ou sujar qualquer tipo de pano, mergulha e não deixa nenhuma pista para quem o avistou.

Smeagol - Gollum

Nenhum comentário:

Postar um comentário