quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Papa-figo



O Papa-figo é um monstro canibal do Folclore Brasileiro, precisamente da região Nordeste, em Pernambuco.

Trata-se de um ser assustador que tem a aparência de um homem velho muito magro, com sua pele seca e flácida que marca todo o seu corpo com feridas e um fedor insuportável de decomposição. Suas orelhas são pontudas, parecidas com as de um morcego, só que a parte de baixo é caída como um couro e suas unhas são como as de um gavião. Se veste com mulambos rasgados e sujos e as vezes carrega um saco nas costas.



Dizem que os Papa-figo saem para as ruas antes do anoitecer, a procura de suas vítimas que geralmente são crianças, as quais sequestram para arrancar seus fígados. Eles acreditam que se alimentando de um fígado novo e saudável possam melhorar de sua doença, que seria a lepra em um estado super avançado. Algumas pessoas acreditam que o surgimento dos Papa-figo se dá quando uma pessoa morre com lepra e não recebeu a unção dos enfermos.

Seu nome Papa-Figo significa Comedor de Fígado e também era atribuído ao outro tipo de Papa-Figo, que eram pessoas ricas que contratavam capangas bem vestidos para atrair crianças oferendo-lhes doces e guloseimas, ou até raptar recém nascidos. A criança seria morta e sua família seria compensada com muito dinheiro, que iria servir para todas as despesas, quanto ao fígado da criança, seria o alimento para o que seria o verdadeiro Papa-Figo, este seria um leproso ou portador da doença de chagas, que acreditava ser uma maldição curada apenas com o fígado de uma criança.

Leia mais sobre o Papa-Figo clicando aqui



Um comentário:

  1. Oi, Erik! Aqui é o Mateus do Vooozer, uma startup que nasceu para dar voz humana à internet.

    Queria bater um papo com você para te mostrar como podemos dar ainda mais clima para suas histórias com narração.

    Você tem um e-mail para conversarmos melhor?

    Um abraço,

    Mateus =)

    ResponderExcluir