segunda-feira, 6 de junho de 2016

Brownies



Os Brownies (Duende Amigo) são um tipo de duende do folclore irlandês, pode ser considerado parente dos Domovoy da Rússia, ou dos Nisse ou Tomte da Finlândia por ter características semelhantes que também lembram um elfo doméstico.


Os Brownies são descritos como seres pequenos de pele enrugada, com cabelo encaracolado castanho ou dourado, vestindo um manto e capuz marrom.



Dizem que eles habitam as casas e gostam de ajudar nos afazeres domésticos, mas para isso
gostam de receber presentes em troca, seus favoritos são os alimentos, de preferencia Mel e Mingau.
Eles costumam abandonar a casa se seus donos não os presentear.



Brownies constroem suas casas ou ninhos em partes inutilizadas das casas, como sótãos ou porões. Alguns folcloristas afirmam que com o passar dos anos, os Brownies não podiam ser vistos por pessoas normais, mas sim aquelas que possuiam a segunda visão.

Acredita-se também que eles nunca falavam com os seres humanos, mas mantinham conversas frequentes e afetuosas entre si.



Em 1703 o Ministro John Brand descreveu Shetland na Escócia como sendo um ambiente habitado por tais seres:

''Não mais de 40 ou 50 anos atrás, cada família tinha um Brownie ou um espírito do mal,
que era lhes dado um sacrifício pelo seu serviço, oferecido em uma pedra chamada Pedra dos Brownies ou em uma pilha de palhas de milho, que mesmo não estando amarradas com cordas, a maior das tempestades não poderia desfazê-las.''



Existe um bolinho chamado Brownie, e acredita-se que leva este nome por serem 'marronzinhos' que seria a tradução do nome Brownies pela cor da pele ou das vestes dessas criaturas, o bolo antigamente era feito com melado, apenas mel, leite ou chocolate, hoje em dia são feitos com vários outros ingredientes como nozes e etc.


Um comentário:

  1. Olá!
    Estou passando pelo seu blog para te convidar a participar GRATUITAMENTE do Concurso Literário Contos de São João Marcos - Volume 2. É grátis mesmo, sem pegadinha. ;)
    Que tal ter um conto seu publicado em nossa coletânea? (não precisa pagar nem para a publicação)
    Acesse o link e inspire-se:
    http://www.saojoaomarcos.com.br/NEWS-ConcursoLiterarioContosSJMvol2.asp

    ResponderExcluir